O Governo vai comprar mais 146 mil doses da vacina da gripe do que no ano passado para reforçar e preparar melhor o inverno que se segue, o que representa um aumento de 7% em relação a 2020, revelou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde esta sexta-feira numa entrevista à TVI24. No total, Portugal vai ter disponíveis 2,24 milhões de vacinas da gripe.

António Lacerda Sales mostrou que a adesão à vacina da gripe tem vindo a aumentar e deu como exemplo a época 2020/2021, em que 60% dos profissionais foram vacinados— sendo que, em nos anteriores, se situava perto dos 25%.

Desaparecimento da gripe no último inverno pode provocar época gripal que vale por duas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Este aumento não se deu apenas neste setor da população, mas sim em tantos outros. Como tal, esta crescente consciencialização, faz com que tenhamos que aumentar a compra de vacinas da gripe para prevenirmos a maior adesão que calculamos que vá acontecer este ano“, acrescentou.

Estes 2,24 milhões de doses de vacina contra a gripe têm um plano dividido em fases e grupos de vacinação. Segundo Lacerda Sales, a primeira fase ocorrerá em finais de setembro e será destinada a lares residenciais, centros de acolhimento, grávidas e profissionais de saúde. A segunda fase começará em meados de outubro e serão vacinadas pessoas com mais de 65 anos (de forma gratuita), outros grupos profissionais como os bombeiros e doentes com comorbilidades cardíacas e respiratórias.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde acrescentou ainda que “a gripe foi residual este ano devido ao conjunto de métodos barreira que temos, nomeadamente as máscaras”. Não crê, assim, que os níveis de infeção gripal terão qualquer aumento porque “a consciencialização da população portuguesa quanto aos cuidados que devem ter estão cada vez maiores.”

Relativamente aos estudos norte-americanos sobre a junção da vacina da gripe com a vacina da Covid-19, Lacerda Sales referiu apenas que “efetivamente teria vantagens logísticas”, mas que “ainda não é uma situação fechada em termos científicos”.

“Creio que, acima de tudo, temos que nos ajustar às verdades constantes que temos perante nós para responder às necessidades da nossa população”, concluiu.