Com a vacinação a acelerar mais do que o previsto, o Governo decidiu esta sexta-feira que o país pode, afinal, avançar já na segunda-feira para a segunda fase de alívio das restrições — que estava prevista apenas para o início de setembro –, uma vez que já tem 70% da população completamente vacinada.

Quer isto dizer que os restaurantes passam a poder receber grupos maiores, tanto no interior como nas esplanadas, ou que os espetáculos culturais veem a sua lotação alargada.

Estas são as medidas que entram agora em vigor, em detalhe:

Restaurantes, cafés e pastelarias passam ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas;

Serviços públicos sem marcação prévia — só a partir de 1 de setembro;

Espetáculos culturais com 75% de lotação;

Eventos (nomeadamente casamentos e batizados) passam a ter limite máximo de 75% da lotação;

Transportes públicos deixam de ter limites de lotação;

Lotação dos estabelecimentos comerciais passa de 5 para 8 pessoas por 100 metros quadrados.

Esta lista de medidas já era conhecida desde o final de julho, quando o Governo estabeleceu três fases para o alívio de restrições de acordo com a percentagem de população vacinada. A primeira fase começou no mês de agosto, a segunda arranca agora e a terceira estava pensada para outubro, quando fosse atingido o patamar dos 85% de vacinados, mas o vice-almirante Gouveia e Melo antecipou esta semana essa previsão para entre a terceira e quarta semanas de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Gouveia e Melo prevê 85% da população vacinada em setembro e olha para protestos anti-vacinas como “uma coação” sem efeito

Existe, no entanto, uma exceção a essas medidas que já estavam planeadas: o Governo tinha anunciado que esta segunda fase traria também o fim da obrigatoriedade do uso de máscara nos espaços exteriores, mas esta medida deverá afinal estar em vigor até dia 12 de setembro. Tudo porque a norma foi aprovada pela Assembleia da República e não pelo Governo, pelo que fica nas mãos dos deputados levantá-la — e os trabalhos parlamentares só recomeçam a 15 de setembro.