Foram identificados dois casos de Delta Plus na semana de 9 a 15 de agosto, segundo o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa), mas a quase totalidade dos casos continua a ser da variante Delta (original).

Das 271 amostras, dessa semana, analisadas até ao momento, 0,7% correspondiam à variante Delta Plus (que tem a mutação adicional K417N) e 99,3% à variante Delta original. A mutação K417N pode aumentar a transmissibilidade e possibilidade de fuga aos anticorpos neutralizantes contra o coronavírus.

Oito respostas sobre a K417N, a mutação do Nepal que afinal já existia e que sozinha não muda grande coisa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, o relatório indica que a variante Delta representa 100% das amostras em todas as regiões do continente e ilhas analisadas na semana de 9 a 15 de agosto, não permitindo perceber onde foram identificados os casos de Delta Plus.

O relatório sobre “Diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) em Portugal”, divulgado esta terça-feira, também atualiza os resultados em falta da semana de 2 a 8 de agosto. Nessa semana foram analisados dois casos da variante Alpha (com origem no Reino Unido), dois casos da variante Gamma (com origem em Manaus) e dois casos da variante Delta Plus — sendo os restantes 475 casos de Delta.

Mutação “Delta Plus” que Índia anunciou é, afinal, a já conhecida mutação nepalesa

Até ao momento, o Insa já analisou 14.748 sequências do genoma (informação genética) do coronavírus SARS-CoV-2, das quais 5.278 são da variante Delta e, destas, 66 da variante Delta Plus.

INSA reforça vigilância das variantes em circulação em Portugal

“No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2, têm vindo a ser analisadas uma média de 565 sequências por semana desde o início de junho de 2021”, refere o relatório.

No entanto, na semana de 9 a 15 de agosto ainda só foram analisadas 271 amostras e nas três semanas anteriores (desde 19 de julho) foram analisadas sempre menos de 500 — a meta definida pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo da Doença (ECDC).

Todas as variantes referidas no relatório, com exceção da Delta (original), mantém uma frequência baixa e abaixo de 1% há várias semanas. A variante Beta (com origem na África do Sul), por exemplo, não é detetada desde 26 de julho.