Portugal vai enviar um segundo lote de vacinas contra a Covid-19 para São Tomé e Príncipe, composto por 37 mil doses da vacina AstraZeneca, anunciou esta terça-feira o Governo.

Num comunicado emitido esta terça-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) refere que este novo lote será “acompanhado de todo o material necessário para viabilizar a administração”, incluindo seringas e agulhas.

O documento refere que este lote chegará à cidade de São Tomé na quarta-feira, onde será entregue pelo embaixador de Portugal no arquipélago às autoridades sanitárias são-tomenses.

Segundo o MNE, a ajuda enquadra-se na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta doação insere-se no cumprimento do compromisso político assumido pelo Governo português de disponibilizar pelo menos 5% dos seus lotes de vacinas para os PALOP e Timor-Leste, e inscreve-se na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia COVID-19 entre Portugal e os PALOP e Timor Leste”, lê-se na nota.

Esta é a segunda entrega de doses contra a covid-19 de Portugal a São Tomé e Príncipe, depois de em julho as autoridades portuguesas terem enviado 12 mil vacinas para o arquipélago.

A operacionalização desta ação é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em São Tomé; e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e ainda da task force do Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 em Portugal.