O Presidente norte-americano, Joe Biden, recebeu esta quarta-feira um relatório inconclusivo, elaborado pelos serviços secretos dos EUA, sobre as origens do novo coronavírus.

Segundo duas fontes ouvidas pelo The Washington Post, não foi possível apurar se o vírus passou de um animal para um humano — tendo origem natural — ou se foi criado em laboratório, as duas hipóteses que os serviços de inteligência veem como prováveis.

No entanto, a tarefa não promete ser fácil. Em declarações ao portal Yahoo News, a diretora dos Serviços de Inteligência, Avril Haines, anunciou que “será desafiante” descobrir as origens da Covid-19 e poderá nunca ser possível encontrá-las.

Biden anunciou a investigação em maio, depois de um relatório dos serviços secretos norte-americanos ter descoberto que vários investigadores do Instituto Wuhan de Virologia, no centro da China, adoeceram em novembro de 2019 e tiveram de ser hospitalizados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Novo coronavírus “não tem características” que indiciem criação intencional humana, diz diretor do Instituto de Saúde dos EUA

O Presidente explicou que os serviços secretos norte-americanos estavam a avaliar “dois cenários prováveis”: se resultava do contacto humano com um animal infetado ou de um acidente de laboratório.

Sobre estas duas opções, Biden disse que dois dos serviços de informações dos EUA estão inclinados para o primeiro cenário e um terceiro para a ideia de laboratório.

Em fevereiro, a administração norte-americana mostrou-se insatisfeita com os resultados preliminares de investigações, realizadas no início deste ano, por peritos internacionais em Wuhan para procurar a possível origem da pandemia, e consideraram que as autoridades chinesas tinham retido dados dessa missão da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta pediu nova investigação que foi recusada pela China.

“Impossível aceitar”. China recusa nova averiguação da OMS sobre a origem do Sars-Cov-2

Os peritos indicaram então, após quatro semanas de trabalho na China, que a hipótese mais provável para a origem do novo coronavírus era que este tinha sido transmitido ao homem a partir de animais selvagens através de uma ou mais espécies intermediárias.

Contudo, a oposição republicana, liderada pelo ex-Presidente Donald Trump (2017-2021), defendeu que a Covid-19 foi gerada num laboratório chinês.