O Vietname está a oferecer dinheiro aos recuperados da Covid-19 que se ofereçam para apoiar os profissionais de saúde nos hospitais, numa altura em que o país enfrenta a pior vaga desde o início da pandemia, aumentando a pressão nos serviços de saúde.

O projeto, nomeado “paciente zero com paciente zero”, foi lançado esta semana em Ho Chi Minh, o epicentro deste novo surto, cidade responsável por metade do total de infeções e por cerca de 80% dos óbitos do país, segundo dados citados pela agência Reuters.

O papel dos que aceitarem o desafio é de apoio aos serviços de saúde públicos, trabalhando ao lado dos profissionais, e serão providos de equipamentos de proteção, comida, alojamento e um abono mensal de 8 milhões de dong (cerca de 298,91 euros), um valor muito superior ao salário mínimo no país, que varia, conforme a região, entre os 3 e os 4 milhões de dong.

“Eu não ligo muito ao abono, só quero ajudar os profissionais de saúde exaustos”, contou uma pessoa que recuperou da doença há poucas semanas e se inscreveu no programa, à Reuters.

Acredito que a minha presença no hospital dará força aos pacientes que estiverem a lutar contra o vírus”, disse.

A vaga que o país do sudeste asiático vive é maioritariamente causada pela muito contagiosa variante Delta, que trouxe um máximo diário de casos esta terça-feira (10.811) e tem aumentado o número diário de mortes no Vietname.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR