A PSP de Loures acabou, na madrugada de quinta-feira, com uma festa ilegal com “centenas de pessoas na via pública”, sem máscara facial e em incumprimento das restrições impostas devido à pandemia de Covid-19, anunciou esta sexta-feira aquela força policial.

“A PSP foi alertada e chamada a terminar uma festa ilegal a decorrer na via pública, na zona da Quinta da Fonte, em Loures, com a participação de várias centenas de pessoas sem fazer uso da máscara facial, com música e consumo de bebidas alcoólicas, em claro incumprimento das medidas restritivas implementadas” pelo Governo no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, adianta a polícia num comunicado.

No local, os agentes da PSP foram confrontados com o “arremesso de diversas pedras e garrafas” em sua direção, pelo que “foram utilizados recursos de manutenção de ordem pública de baixa potencialidade letal, nomeadamente munições não letais”, indica a PSP.

Segundo a polícia, “uma viatura policial ficou danificada devido aos arremessos de garrafas/pedras, não tendo sido registados outros danos ou ferimentos resultantes da intervenção da PSP”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A PSP relembra no comunicado que, no âmbito da atual situação de contingência devido à pandemia de Covid-19, é obrigatório o uso de máscara sempre que não seja possível manter o distanciamento físico recomendado, é proibido o consumo de álcool na via pública e não é recomendada a concentração de mais de 15 pessoas.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.472.486 mortes em todo o mundo, entre mais de 214,5 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.703 pessoas e foram contabilizados 1.030.791 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.