O último romance de Viet Thanh Nguyen, O Comprometido, vai ser publicado em Portugal em novembro, pela Elsinore, disse ao Observador fonte editorial. O livro, publicado em março nos Estados Unidos da América, é o primeiro de ficção longa desde O Simpatizante, galardoado com o Pulitzer de Ficção em 2016.

O Comprometido recupera a história do espião vietnamita Vo Danh, protagonista do romance anterior. Agora um refugiado a viver em Paris, Vo Danh tenta superar o passado e integrar-se na sociedade francesa, mas acaba por cair no mundo do crime. Recuperando o tema da guerra do Vietname, a sequela de O Simpatizante explora a sua complexa herança e olha de perto para o colonialismo francês. O título faz referência aos sentimentos contraditórios de Vo Danh para com França, que dominou o seu país durante várias décadas.

De maneira geral, o romance foi recebido com boas críticas pela imprensa internacional, mas nem todos os críticos se deixaram convencer pelo segundo romance de Viet Thanh Nguyen. O The Guardian considerou que constitui, juntamente com O Simpatizante, “um desafio poderoso à narrativa duradoura do colonialismo e neo-colonialismo”. O The New York Times não se mostrou tão entusiasmado — o crítico Dwight Garner não achou o romance coeso e detetou várias falhas, mas gostou de o ler. Já o The Irish Times criticou algumas noções da cultura francesa.

Viet Thanh Nguyen, de 50 anos, estreou-se no romance com O Simpatizante, publicado nos Estados Unidos em 2015. Os compromissos que resultaram da atribuição do Pulizter, obrigaram Nguyen a ir escrevendo O Comprometido “aos bocados com muitas interrupções”, contou ao The Guardian. Entre um e outro livro, o escritor norte-americano de origem vietnamita publicou uma coletânea de contos, Refugiados. Este e o primeiro romance de Viet Thanh Nguyen encontram-se publicados em Portugal pela Elsinore.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR