Já se sabia que as marcas do Grupo Volkswagen avançariam para os eléctricos de menores dimensões e preço, assim que os preços das baterias caíssem para valores mais razoáveis e aí estão eles… em breve. A base será uma versão mais curta da plataforma MEB, que serve os ID.3 e ID.4, o Audi Q4 e-tron e o Cupra Born, que assim dará origem ao VW ID.2, ao Cupra Urbanrebel e, provavelmente, a um mini-eléctrico para a Seat.

Já várias vezes aqui afirmámos que as baterias são as peças mais caras de um veículo eléctrico, pelo que tem sido impraticável oferecer um eléctrico moderno sucessor do VW e-up! ou do Seat Mii Electric por valores na casa dos 20.000€. Pelo menos até que os acumuladores baixem de preço e, já agora, subam de capacidade, para conseguir armazenar mais energia numa plataforma mais curta e, por isso mesmo, com menos espaço entre eixos.

O mini-eléctrico vai estar ao serviço de várias marcas do conglomerado germânico, sendo que uma delas é a Cupra, que para o seu próximo Born, que partilha a base com o VW ID.3, já anunciou um espírito mais desportivo e um maior prazer de condução.

O protótipo Urbanrebel que a Cupra vai expor em Munique vai assumir uma postura vincadamente desportiva, que dificilmente passará à prática, com uma imensa asa traseira, como se tratasse de um modelo de competição, onde nem falta a iluminação por LED. Contudo, o estilo serve para recordar os valores da marca desportiva espanhola. Ou seja, mesmo sem asa traseira king size, o novo eléctrico tentará ser mais divertido de conduzir, fruto de diferentes afinações dos motores, efeitos boost e regulações distintas das suspensões e travões.

De acordo com a imprensa germânica, o Urbanrebel a expor no Salão de Munique possuirá uma carroçaria com duas portas, mas a versão de produção deverá não abrir mão das cinco, maximizando a versatilidade e a facilidade de acesso, fundamentais num veículo com pouco mais do que 3,5 metros de comprimento. Os alargamentos dos guarda-lamas tão pouco deverão ser herdados pela versão de produção, o que é pena.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR