O Grupo Renault, que inclui, além da marca francesa, a Alpine, a Dacia, a Lada e a Samsung Motors e uma participação de 43,4% na Nissan, integra igualmente a Mobilize, uma empresa que se pretende especializada no aluguer de curta duração, tipicamente car-sharing. É exactamente para a Mobilize que foi concebido o novo Limo.

Destinado a ser revelado ao público no próximo Salão Automóvel de Munique, na Alemanha, o Limo exibe linhas que se situam algures entre as de um SUV coupé e as de uma berlina de linhas fluídas e ligeiramente mais alta do que o normal. A maior altura destina-se a facilitar o acesso e a habitabilidade, condições necessárias para um veículo em que os clientes a transportar têm de sentir que entram e saem sem grandes contorcionismos, para depois se sentirem confortáveis a bordo.

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O Limo possui um comprimento total de 4,67 m, uma largura de 1,83 m e uma altura de 1,47 m, com uma distância entre eixos de 2,75 m. Isto, à partida, pode não passar muito prometedor, uma vez que as dimensões exteriores ficam ligeiramente a abaixo do Talisman. Mas isso é se não tivermos presente que o Limo é eléctrico, concebido sobre uma plataforma específica, pelo que não necessita de espaço à frente para acomodar a caixa de velocidades ou o motor de combustão, sempre mais volumosos do que as unidades eléctricas, que não necessitam de transmissão. Isto deixa antever que o Limo tenha mais espaço interior útil do que o Talisman, sobretudo para quem se senta atrás. É este o motivo que leva a Renault a anunciar 28,8 cm para alojar as pernas de quem segue no banco posterior, a que se associa uma bagageira de 411 litros, valor que não impressiona, mas que parece ser superior às necessidades de um car-sharing.

O Limo monta no eixo anterior um motor eléctrico com 150 cv (e 220 Nm), um bom valor para um modelo concebido para fazer de táxi. Capaz de atingir 140 km/h e os 100 km/h em 9,6 segundos, o Limo é alimentado por uma bateria com uma capacidade de 60 kWh, o que segundo o construtor garante 450 km de autonomia. Para que o modelo concebido para car-sharing esteja sempre pronto a deslocar-se, as baterias podem ser recarregadas em apenas 40 minutos com energia para percorrer mais 241 km, o que equivale a aproximadamente 32 kW e, logo, a uma potência de recarga de 50 kW. Também este valor não é espectacular, mas será o possível para um veículo que se pretende acessível para ser utilizado para transportar clientes em meio urbano e semi-urbano. O Limo deverá utilizar a nova plataforma da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a CMF-EV, estreada no Nissan Ariya.

O Limo da Mobilize será revelado a 8 de Setembro, em Munique, para depois uma frota de 40 veículos começar operar a partir da segunda metade de 2022. A Renault espera que a sua empresa vocacionada para o serviço de car-sharing e frotas esteja a funcionar no mercado internacional a partir dessa data.

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