A nova tabela de preços da ADSE (o subsistema de saúde dos funcionários públicos) está a fazer com que certos grupos de saúde retirem da convenção alguns serviços e atos clínicos por considerarem que os valores não compensam a despesa.

Foi o caso do grupo CUF e da Luz Saúde, que, segundo o jornal “i”, vão deixar de disponibilizar alguns procedimentos mais diferenciados no regime convencionado (quando os beneficiários recebem logo a comparticipação), passando a ser possíveis só no regime livre (quando o beneficiário paga na totalidade e pede depois o reembolso à ADSE). As novas tabelas entraram em vigor esta quarta-feira.

Grupo Luz retira atos da convenção com ADSE e cria tabela de preços especiais para beneficiários

O grupo Luz Saúde já tinha avançado essa intenção em comunicado, assim como a criação de uma nova tabela de preços especiais para beneficiários da ADSE. Já a CUF revelou que deixará de disponibilizar no regime convencionado algumas consultas e cirurgias, conforme a especialidade e o médico. Na Grande Lisboa, vai deixar de fazer exames de gastroenterologia, como colonoscopias no regime convencionado a partir de 31 de outubro. Os partos também deixam de estar incluídos no regime a partir de 1 de janeiro de 2022.

O jornal refere que no caso da Luz Saúde, os partos também saem da lista do regime convencionado a partir do final deste ano. Com as novas tabelas, neste regime, as grávidas pagam 126 euros e a ADSE comparticipa o restante. No regime livre, que se aplicará no grupo, terão de pagar a totalidade e pedir o reembolso de até 302 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR