A Contraponto vai publicar, no final do mês de setembro, uma biografia do escritor Manuel António Pina, foi anunciado esta quarta-feira, durante a apresentação das novidades literárias do Grupo Bertrand Círculo, ao qual a chancela pertence.

Lançada no âmbito da coleção de grandes figuras da cultura portuguesa contemporânea, a biografia, intitulada Para Quê Tudo Isto?, foi escrita por Álvaro Magalhães, companheiro de longa data de Pina.

Nascido em 1943, no Sabugal, no distrito da Guarda, Manuel António Pina passou quase toda a sua vida na cidade do Porto, onde trabalhou durante três décadas no Jornal de Notícias. Poeta, dedicou-se com grande interesse à literatura infantil, tendo escrito também drama e ficção. A sua poesia foi reunida num volume intitulado Todas as Palavras. Recebeu vários prémios ao longo da sua carreira, entre eles o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava (2003) e o Prémio Camões (2011), o mais importante de língua portuguesa. Morreu em 2012, aos 68 anos.

Para Quê Tudo Isto? será publicado a 30 de setembro. Trata-se do quarto volume da coleção de grandes figuras da cultura portuguesa contemporânea da Contraponto, que inclui, para já, as biografias de Manoel de Oliveira, Agustina Bessa-Luís e José Cardoso Pires.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bruno Vieira Amaral: “Cardoso Pires nunca entrou em modas. Apanhou da esquerda e da direita”

As novidades do Grupo Bertrand Círculo para os últimos meses deste ano incluem, entre outros, uma biografia de Dante Alighieri pelo medievalista italiano Alessandro Barbero, a ser publicada a 16 de setembro pela Quetzal; “uma preciosidade inédita em Portugal”, As Inseparáveis, de Simone de Beauvoir, também pela Quetzal; e Inadaptados: Um Manifesto Pessoal, um testemunho da atriz e argumentista britânica Michaela Coel, criadora e protagonista da série “I May Destroy You”, que venceu nos prémios BAFTA e que está nomeada para os Emmy, pela Bertrand.

Já entre os destaques da Temas e Debates encontram-se Um Dia chegarei a Sagres, da escritora brasileira Nélida Piñon, um tributo a Portugal e aos portugueses, com publicação prevista para o próximo mês de outubro; e Condenação: A Política da Catástrofe”, de Niall Ferguson, que transporta o leitor de continente em continente, falando das mais diversas catástrofes mundiais.