Portugal vai entregar, na segunda-feira, 400 quilos de medicamentos ao hospital pediátrico Albert Royer, em Dacar, no âmbito da cooperação portuguesa com o Senegal, disse à Lusa o chefe de missão diplomática portuguesa em Dacar, Vítor Sereno.

De acordo com Vítor Sereno, o hospital pediátrico Albert Royer é “uma referência” no Senegal e na África Ocidental, acolhendo “crianças e jovens provenientes, entre outros países, da Guiné-Bissau, Gâmbia, Burquina Faso, Guiné-Conacri e Mali”.

A entrega dos medicamentos ocorre no âmbito da cooperação entre a Embaixada de Portugal em Dacar e o Ministério da Saúde e Ação Social do Senegal.

“Esta parceria estratégica iniciou-se em 2019 com a doação de equipamentos cirúrgicos, críticos para poder realizar exames urológicos necessários a recém-nascidos com malformações do trato urinário e dos órgãos genitais”, disse Vítor Sereno.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na altura, explicou o diplomata português, “percorrendo todo o espaço e em conversa com a diretora do Albert Royer e os seus responsáveis de serviços, foi identificada a precariedade de acesso não só a equipamento médico de última geração, como o que se entregou, mas também dos mais essenciais medicamentos para bebés, crianças e adolescentes que o hospital diariamente cuida”.

Foi neste contexto, que surgiu a parceria com a farmacêutica BIAL, que ofereceu os medicamentos, e com a TAP, que transportou a carga para o Senegal.

A cerimónia de entrega dos medicamentos está agendada para segunda-feira, 06 de setembro de 2021, na sala de conferências do Albert Royer.