Este artigo é da responsabilidade da Compal

Quando o assunto é hidratação, a ingestão de água é a melhor forma de garanti-la. Contudo, há vários alimentos que contêm um elevado teor de água na sua composição, tendo por isso propriedades hidratantes.

Uma adequada hidratação é importante para o bom funcionamento do organismo e desempenho de várias funções, como:

  • Regular a temperatura;
  • Proteger os órgãos e outros tecidos;
  • Hidratar os olhos, nariz e boca;
  • Lubrificar articulações;
  • Eliminar resíduos;
  • Transportar nutrientes e oxigénio para as células;
  • Dissolver minerais e outros nutrientes para que o corpo os consiga utilizar.

Ao longo do dia vamos perdendo água, seja pela respiração, transpiração, urina e não só. Daí ser tão importante repô-la. Fique, então, a conhecer alguns desses alimentos e inclua-os na sua alimentação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alimentos que hidratam o corpo e que deve incluir na sua dieta

São vários os alimentos que têm a água como um dos seus principais componentes. Alguns deles são:

1. Pepino
Muitas vezes presente nas nossas saladas, o pepino é composto por 96,7% de água e uma porção tem apenas oito calorias. Além de ser um alimento super hidratante, este vegetal contém também compostos anti-inflamatórios que ajudam o nosso corpo a remover resíduos e reduzem a irritação da pele.

 2. Aipo
Se o aipo tivesse uma lista de ingredientes, o primeiro a aparecer seria “água”: apenas uma chávena deste alimento contém cerca de 115 g de água. Este vegetal crocante tem poucas calorias, proteína e hidratos de carbono, mas, por outro lado, tem bastante fibra, o que contribui para maiores níveis de saciedade. Se não costuma incluir o aipo na sua alimentação, deixamos-lhe duas sugestões: pode “molhá-lo” em manteiga de amendoim ou de amêndoa como snack saudável ou adicioná-lo a batidos ou sumos.

3. Tomate
Esta fruta — sim, o tomate é uma fruta e não um legume — é composta por quase 95% de água. Além da fibra, vitaminas C e K, ácido fólico e postássio, o tomate contém ainda licopeno, que ajuda a prevenir danos nas nossas células. Precisa de mais motivos para inclui-lo na sua alimentação?

4. Curgete
Da família do pepino, também a curgete é rica em água, que corresponde a cerca de 95% da sua composição, para sermos mais precisos. Além da fibra (que nos sacia) e das vitaminas A, C e K, este vegetal tem também antioxidantes, sendo alguns deles muito benéficos para a saúde dos nossos olhos.

5. Melancia
A melancia é maioritariamente composta por água (cerca de 91%) e basta uma dentada neste fruto para percebermos isso. Não é de admirar que a melancia seja um dos frutos mais populares no verão. É também rica em muitas outras vitaminas, como A, B e C e minerais (por exemplo, potássio, zinco e cobre).

6. Espinafres
Muitos nutrientes, muita água e poucas calorias. Assim são os espinafres, um vegetal de folha verde escura super versátil. Pode ser usado em saladas, salteado e até em batidos, misturado com frutas mais doces.

7. Morangos
Os morangos são uma fruta doce que calha sempre bem à sobremesa. São ricos em água (quase 91% da sua composição), fibra e em vitamina C e são também fonte de antioxidantes. Mas não só. O morango contém flavonoides, que estão associados a uma melhor função cognitiva.

8. Meloa
A meloa é uma boa fonte de potássio, vitamina C e, claro, água (correspondente a 89,8% do fruto). Para incluí-la na sua alimentação, não é preciso ser muito criativo: por ser doce, sabe sempre bem “ao natural”.

9. Brócolos
Quando pensamos em alimentos ricos em água, talvez os brócolos não sejam os primeiros a vir à cabeça. Contudo, são compostos praticamente por 90% de água. Contém também vários tipos de antioxidantes, fibra, potássio, ferro e as vitaminas C e K.

10. Pêssego
São ricos em fibra, contribuindo para maiores níveis de saciedade, e em água, que corresponde a cerca de 88,8% da sua composição. Mas a lista não termina aqui. O pêssego contém também as vitaminas A, C, E e K e os minerais potássio e fósforo. Esta fruta versátil pode ser consumida de diversas formas, como em saladas e em batidos.

11. Cenoura
É rica em água, mas também em betacaroteno (ou vitamina A), que tem vários benefícios para a nossa saúde. Ao incluir cenoura nos seus pratos estará também a consumir ácido fólico, fibra e vitamina K.

Conheça 5 dicas de praia para aproveitar ao máximo!

Descubra mais no Blog Compal