A coordenadora do BE, Catarina Martins, disse esta sexta-feira que preferia uma negociação “com mais tempo” do Orçamento do Estado para 2022, mas garantiu que os bloquistas já têm as suas propostas preparadas para apresentar ao Governo e ao país.

No final de uma visita a um Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados em Lisboa, Catarina Martins foi questionada sobre as negociações orçamentais e sobre a perspetiva que tem em relação a um possível acordo com o Governo socialista.

“Nós, no Bloco de Esquerda, preferimos sempre negociar com mais tempo, para podermos apurar as medidas. Às vezes há opções, nomeadamente do Governo, de o fazer num menor curto espaço de tempo”, lamentou.

No entanto, a líder bloquista foi perentória: “O Bloco de Esquerda tem as suas propostas preparadas, estudadas, com números e apresentamo-las ao Governo e iremos apresentá-las em breve também ao país porque fazemos este trabalho com muita seriedade e com muita vontade de construir soluções”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Catarina Martins recordou aquilo que considera ser “uma experiência muito bem-sucedida de negociações” que foram feitas “com muito mais tempo na legislatura 2015-2019 e com mais perspetiva”.

“O entendimento do Governo é diferente. Prefere discutir mais medidas pontuais. Nós faremos o nosso trabalho. Achamos sempre que o país ganhou quando deu mais perspetiva de caminho à população”, enfatizou.

Segundo a coordenadora do BE, “não há recuperação que passe por anúncios de milhões”.

“Não queremos uma recuperação de anúncios, não queremos aquilo que já todos nós conhecemos em Portugal: podem chegar milhões, os milhões passam, há uma elite que enriquece e há um povo que mantém os problemas e a penosidade terrível da sua vida e nós não queremos isso”, avisou.