A estátua de Cristóvão Colombo, erguida no Paseo de la Reforma, uma das principais avenidas da capital mexicana, vai ser substituída pela de uma mulher indígena. Esta decisão da presidente da câmara da Cidade do México vem dar voz ao protesto generalizado na América Latina, e em algumas zonas dos EUA, que considera o navegador como “invasor”, “assassino” e “colonialista”.

“É claro que reconhecemos o papel de Cristóvão Colombo. Mas há duas visões”, disse a autarca Claudia Sheinbaum à Reuters. “Uma delas é a visão europeia da descoberta da América, que não tem em conta que já lá existiam civilizações. A outra é a de quem está deste lado, que viu um europeu chegar à América, fazendo um encontro de dois lugares, seguido de uma conquista“, terminou.

Este anuncio foi feito no passado domingo, Dia Internacional da Mulher Indígena no México, e a estátua foi retirada esta segunda-feira, dia que marca a chegada de Colombo ao continente americano — mas que não é festejado naquele país.

A autarca defende então que a relocalização da estátua não quer “apagar a história”, mas é antes uma tentativa de fazer “justiça social” quanto ao papel histórico da mulher no México. Ainda assim, sublinha, a estátua original não será “escondida”, mas levada para um lugar “digno”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Várias estátuas do navegador cujas expedições abriram o caminho para a conquista europeia das Américas têm vindo a ser removidas das cidades dos EUA. Isto deveu-se tanto aos protestos do movimento Black LivesMatter como à crescente onda de descontentamento sentida a nível mundial em relação à era colonialista e ao legado da escravatura.

Já em outubro de 2020, vários protestos foram realizados contra a estátua, tendo terminado na sua vandalização e retirada.

Guillermo Gutiérrez/NurPhoto via Getty Images

Cristóvão Colombo foi um navegador, creditado como o primeiro europeu a chegar à América no final do século XV, ao serviço da coroa espanhola, depois dos reis portugueses terem recusado apoiar a sua ambição de chegar à Índia. Terá nascido em Génova, Itália, embora alguns estudos sugiram que possa ter nascido em Portugal.