O piloto de aviões de acrobacia e corrida italiano Dario Costa bateu cinco recordes do Guiness World Records este sábado, por ser o primeiro piloto a atravessar, em voo raso, dois túneis. Neste caso, foram os túneis de Çatalca, numa autoestrada perto de Istambul, na Turquia.

Esta acrobacia exigiu uma preparação de mais de um ano, envolvendo uma equipa de mais de 40 pessoas, apenas para este efeito, de acordo com a publicação Autoevolution. Para executar este feito, Dario Costa pilotou um avião de acrobacias Zivko Edge 540, adaptado às necessidades específicas deste voo peculiar.

Como se pode verificar no vídeo partilhado pela Red Bull, o avião levantou voo dentro do primeiro túnel, atravessou todo o segundo túnel no ar e, ao sair, fez um loop de celebração pelo feito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O piloto italiano da Red Bull percorreu, ao todo, 2,26 quilómetros de distância em 44 segundos, registando uma velocidade média de 245km/h.

Este voo de Dario Costa obteve cinco certificados de recorde mundial por parte do Guiness World Records: maior distância percorrida por um avião dentro de um túnel, primeiro voo de um avião dentro de um túnel, voo mais longo debaixo de um obstáculo sólido, primeiro avião a percorrer dois túneis em voo, e primeiro avião a levantar voo dentro de um túnel.

Em declarações citadas pelo site oficial da Red Bull, Dario Costa admitiu que não sabia se o feito seria possível de concretizar. No entanto, depois da sua realização, mostrou-se muito “feliz e aliviado”, tendo cumprido o que o próprio disse ser “um sonho tornado realidade”.