A jogar em casa, o novo EQE da Mercedes é das maiores novidades apresentadas no Salão de Munique, que decorre até 12 de Setembro. Surge como uma versão 9 cm mais curta do EQS, assumindo-se como a versão a bateria do Classe E. Com 4,95 metros, o novo EQE tem praticamente o mesmo comprimento de um Model S da Tesla, bem como de um Classe E actual.

A nova berlina eléctrica da Mercedes mantém as linhas aerodinâmicas e a plataforma EVA 2 utilizada pelo EQS – e pelo EQS SUV, agendado para breve –, adaptada à instalação de um pack de baterias na zona entre eixos e motores eléctricos apenas atrás, na versão mais acessível e menos potente, para as restantes recorrerem a dois motores, de forma a garantir tracção integral. O modelo apresenta contudo algumas limitações, como seja o facto de o capot da frente não abrir (apenas pelos técnicos da marca na oficina, para operações de manutenção) ou a mala ser muito pequena, o que se pode ficar a dever à opção por uma plataforma não específica, que possa ser partilhada por motores térmicos e eléctricos a bateria, sendo fabricada nas mesmas linhas de produção.

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Por dentro, o EQE exibe a tradicional excelente qualidade de construção da Mercedes, com as imagens a confirmarem a existência de espaço e a evidenciarem o tablier formado por uma generosa placa de vidro que cobre os três ecrãs, uma vez que, além do painel de instrumentos digital e do ecrã central, o Classe E eléctrico oferece ainda (em algumas versões) um ecrã em frente ao banco do passageiro.

O Mercedes EQE monta uma bateria com uma capacidade útil de 90,6 kWh, formada por células com uma química NCM 811 (níquel, cobalto e manganês na proporção 80%, 10% e 10%), recarregável a 170 kW. Este acumulador alimenta na versão mais simples, a EQE 350, um motor com 292 cv, o que lhe permite reivindicar 660 km entre recargas. Surgirão depois versões com dois motores, as denominadas 4Matic, que verão subir a potência e baixar a autonomia, devido à presença de duas unidades motrizes.

O Mercedes EQE começará a produzido, na fábrica da Daimler em Bremen, a partir de meados de 2022, devendo chegar a Portugal pouco depois.

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