Marc Lore é um dos nomes por detrás do projeto para a cidade Telosa, existe na mente apenas de quem a sonhou — e desenhou –, mas já está a deixar muitos curiosos. O objetivo é conseguir, numa única cidade, congregar o que de melhor há em metrópoles importantes. Seja o exemplo nipónico da limpeza, a diversidade dos nova-iorquinos ou o funcionamento social dos nórdicos. As primeiras imagens foram apresentadas no início do mês e há dois importantes desafios: conseguir 400 mil milhões de dólares (cerca de 337 mil milhões de euros) e, claro, um local para implantar o projeto.

Pensada para crescer em várias vezes, os pontos mais óbvios para a implementação são as zonas desérticas dos Estados Unidos. O ex-Walmart Marc Lore tornou públicos os planos para a cidade no início do mês e com uma área total — aquando da finalização do projeto — de mais de 600 quilómetros quadrados, Lore sonha ter até cinco milhões de habitantes na “cidade dos 15 minutos”. Isto é, entre as casas, escolas, locais de trabalho ou outros serviços tudo deverá ficar a menos de um quarto de hora de distância.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para já, nesta fase de pesquisa, os desertos do Nevada, Utah, Idaho, Arizona, Texas e a região dos Apalaches são algumas das hipóteses para fazer nascer a nova cidade, segundo a informação na página dedicada às FAQ sobre o projeto.

Convicto que os primeiros residentes deverão mudar-se para a cidade em 2030, daqui a menos de 10 anos, Lore rejeita que este seja um “projeto utópico”. “Não estamos, definitivamente, a criar uma utopia. Os projetos utópicos focam em criar algo perfeito, ideal, nós não. Estamos ancorados na realidade e no que é possível. Focamo-nos no melhor, nas soluções mais sustentáveis ao nível de infraestruturas, no design urbano, na economia e serviços da cidade, mas reconhecemos que não há nenhuma solução perfeita e que todos os sistemas com pessoas têm falhas. Ainda assim estamos empenhados em novas ideias, encontrar as melhores soluções para as dificuldades e problemas e numa melhoria constante”, pode ler-se na página do projeto.

Nas imagens já divulgadas é possível constatar que o verde é transversal em todas elas, ao lado de edifícios com design disruptivo. A primeira fase de construção, que permitiria já ter 50 mil pessoas a viver em Telosa, em seis quilómetros quadrados, tem um custo estimado  de 25 mil milhões de dólares (mais de 21 mil milhões de euros), mas os valores finais estimados são mais de 10 vezes superiores aos dessa primeira fase.

Com financiamento já garantido de “várias fontes” — desde investidores privados a filantropos — Lore e o dinamarquês Bjarke Ingels (arquiteto e fundador do Bjarke Ingels Group) esperam poder apresentar o projeto aos responsáveis políticos dentro de pouco tempo.