O pai da cantora Britney Spears entregou na terça-feira um pedido à Justiça norte-americana para pôr fim à tutela da filha que dura desde 2008. No requerimento, o James P. Sears afirma que se Britney Spears “acredita que pode cuidar da sua própria filha, então deve ter essa oportunidade”, de acordo com o The New York Times.

A cantora norte-americana está há 13 anos sob tutela do seu pai, um processo que começou devido a preocupações sobre a capacidade de Britney Spears gerir a fortuna devido a suspeitas de doença mental ou consumo de drogas.

No entanto, ao longo dos anos, a cantora foi dando sinais de que queria pôr fim à tutela do pai, embora este recusasse. O caso chegou aos tribunais e em junho deste ano, pela primeira vez, Britney Spears disse em tribunal que queria “recuperar a sua vida”, falando numa tutela “abusiva” por parte de James P. Sears.

Após a pressão da cantora, que durante muitos anos nem sequer teve possibilidade de escolher quem a representava em tribunal — direito que apenas conquistou em julho —, o pai de Britney Spears, em agosto, admitiu deixar de ser o tutor da filha. Com a entrega do pedido à Justiça de Los Angeles, o processo entra agora numa nova fase.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Acontecimentos recentes relacionados com essa tutela levaram a questionar se as circunstâncias mudaram a um ponto em que já não existe base para que ela exista”, lê-se no requerimento, citado pela CNN.

“A Sra. Spears disse a este tribunal que quer retomar o controlo da sua vida sem uma tutela. Quer ser capaz de tomar decisões sobre os seus cuidados de saúde, decidir quando, onde e com que frequência à terapia. Quer controlar o dinheiro que ganhou com a sua carreira e gastá-lo sem supervisão. Quer casar e ter filhos, se for essa a sua vontade. Em suma, quer viver a vida como desejar, sem as restrições de uma tutela ou de procedimentos judiciais”, lê-se ainda no mesmo documento, em que James P. Sears garante que apenas deseja “o melhor” para a filha.

A próxima audição em tribunal do caso de Britney Spears está marcada para 29 de setembro.