O Festival de Teatro Internacional da Ajidanha vai realizar-se de 1 a 12 de outubro, em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, com a presença de companhias de Portugal e de Espanha.

“Depois de uma pausa forçada [devido à pandemia da Covid-19], está de volta mais uma edição do Festival de Teatro da Ajidanha, com espetáculos em várias localidades do concelho de Idanha-a-Nova”, refere, em comunicado, a Câmara de Idanha-a-Nova.

O festival é inaugurado no dia 1 de outubro, pelas 18h00, com uma exposição de fotografia de Tó Martinho, no Centro Cultural Raiano (CCR) de Idanha-a-Nova, “que mostra a sua forma particular de ver as gentes do concelho”.

Segue-se, pelas 19h00, a realização de uma conversa promovida por Elsa Ligeiro, da Alma Azul, que tem como tema “Entre o teatro e a literatura”.

De 2 a 12 de outubro, haverá um leque diversificado de espetáculos, não só da Ajidanha, mas também de vários grupos vindos da Benedita, Fafe, Lisboa, Pombal e da vizinha Espanha, de Calamonte (Mérida), mantendo o cariz internacional do festival de teatro”, lê-se na nota.

A partir do dia 2, os espetáculos de teatro vão suceder-se, não só em Idanha-a-Nova, mas também nas localidades de Alcafozes, Ladoeiro, Medelim, São Miguel de Acha e Toulões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Ajidanha destaca ainda a apresentação do documentário de Gani Mirzo “Musicos sin fronteras”, no CCR, dia 5 de outubro, pelas 21h00, “onde através do humanismo, a música desempenha um papel decisivo na vida de crianças sírias, que apenas têm perante si a guerra”.

Já nos dias 9 e 10 de outubro, decorre no CCR uma componente formativa que tem acompanhado o Festival de Teatro da Ajidanha, onde Pedro Diogo irá conduzir a formação “Introdução à Técnica da Máscara”.

A Ajidanha – Associação de Juventude de Idanha-a-Nova, foi fundada em 1998, e promove diversas atividades culturais e oficinas, no âmbito do teatro, da dança e das artes plásticas.

Apesar disso, a face da Ajidanha tem sido o grupo de teatro, com mais de duas dezenas de produções realizadas e apresentadas em vários festivais em Portugal, Espanha, Brasil e Canadá.