Liberdade e democracia inspiram “A poesia está na rua”, que acontece no dia 25 nos jardins da Casa-Museu João Soares, em Cortes, Leiria, com poesia, música, teatro, cinema e ‘workshops’, anunciou esta sexta-feira a organização.

O espaço verde desenhado por Gonçalo Ribeiro Telles para a Casa-Museu, inaugurada há 25 anos por Mário Soares, recebe um conjunto de atividades pensadas para chegar a várias gerações, convidando a comunidade a fruir os jardins em modo piquenique.

Esta ideia surge sobretudo com a reflexão que temos vindo a fazer sobre a forma como a Casa-Museu se deve reposicionar no território, pensando a importância de uma série de conceitos, nomeadamente liberdade e democracia”, explicou à agência Lusa o diretor executivo da Fundação Mário Soares Maria Barroso (FMSMB), de que a Casa-Museu João Soares faz parte.

Segundo Filipe Silva, o festival tem na poesia um elemento central pela “dimensão aglutinadora que permite olhar para esta forma de intervenção cívica que sexta-feira em dia exige cada vez mais de todos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Pensámos como aliar poesia, liberdade e democracia e a melhor forma é abrir a casa”, defende, procurando o festival atrair novos públicos, além das crianças e idosos que frequentam as atividades regulares na freguesia das Cortes.

Construído em processo de cocriação entre agentes culturais regionais, associações locais e a comunidade, “A poesia está na rua” arranca com Serra – Espaço cultural e o serviço educativo da Casa-Museu a dinamizar oficinas destinadas a famílias.

Haverá ainda uma tertúlia sobre “Poesia, liberdade e democracia”, com os poetas Luís Filipe Castro Mendes e André Osório, entre outros convidados.

A população local e a companhia Leirena vão estrear uma peça de teatro participativo, com sonoplastia e cenografia criadas por crianças, com orientação da Filarmónica das Cortes e do Serra – Espaço Cultural.

Um concerto da filarmónica, a apresentação do terceiro número da revista de poesia “Acanto” e a projeção do filme “Sophia, na primeira pessoa”, completam a programação.

“Queremos fazer uma festa no jardim, queremos trazer as pessoas à Casa-Museu, garantindo que o espaço é apropriado por elas. Pretendemos abrir a Casa-Museu ainda mais à comunidade e ao público, não só das Cortes, mas também de Leiria, da região e do país”, concluiu o diretor executivo da FMSMB.

O festival “A poesia está na rua” começa às 16:00, com programação até à noite nos espaços verdes da Casa-Museu.

A entrada é gratuita, mas limitada a 100 pessoas, cumprindo as orientações da DGS para programação cultural ao ar livre.