Em agosto, logo depois de o Sporting bater o Belenenses SAD, Rúben Amorim mostrou que tinha noção daquilo que já fez pelo clube em pouco mais de ano e meio. “Os jogadores não facilitam, sabem que a paz neste clube custou-nos muito e sabe muito bem. É uma coisa que me agrada muito na equipa e que nós fazemos questão de meter na cabeça deles”, disse o treinador dos leões, que não se cansa de deixar claro que a equipa que orienta é ainda um projeto em construção.

Se Nuno Santos disse que é e está presente, Diogo Costa já é o futuro (a crónica do Sporting-FC Porto)

“O FC Porto é uma equipa mais madura, não há como fugir a isso. Há certos momentos em que fica claro que o FC Porto está mais habituado a estes jogos grandes. Nós vamos lá chegar. É por isso que precisamos de competição, precisamos de jogos destes semana sim, semana não, para crescer. No nosso grupo, todos vão jogar, todos estão preparados. O treino conta muito. Mais do que estar a dizer que todos são importantes, que todos contam, no Sporting é sempre melhor mostrar que todos contam mesmo”, disse Amorim na flash interview logo depois do apito final no Clássico deste sábado contra os dragões, num comentário que serviu para explicar a reação menos positiva que a equipa teve depois de sofrer o empate.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O treinador do Sporting defendeu que os leões poderiam ter ido para o intervalo a ganhar por mais do que um golo, devido às oportunidades desperdiçadas por Nuno Santos no primeiro tempo. “Na primeira parte podíamos ter saído com uma vantagem maior. As únicas ocasiões do FC Porto nem foram ocasiões, foram situações em que nós é que perdemos a bola. Gostei da personalidade da equipa. O resultado não foi o melhor. Tivemos oportunidades, tivemos lances flagrantes e estivemos melhor contra o FC Porto. Queríamos vencer mas estamos a crescer como equipa e este é o caminho”, afirmou Rúben Amorim.

Sobre Pablo Sarabia, que entrou na segunda parte para o lugar de Jovane e fez os primeiros minutos pelo Sporting, o treinador limitou-se a dizer que é um jogador “com muita qualidade”. “Já se notou, em certos pormenores. Falta-lhe andamento, que vai ganhar. Tem muita vontade, é muito humilde e é mais um para ajudar”, acrescentou. Por fim, sobre o facto de o Benfica já levar quatro pontos de vantagem na liderança da Primeira Liga, Amorim garantiu que “tudo pode mudar”. “É óbvio que não queremos deixar fugir mas esta equipa nunca desiste. Vamos atrás do resultado em todos os jogos. O importante é vencer o próximo e não pensar muito no resto”, terminou.

Com este empate, o Sporting já leva cinco jogos em Alvalade para o Campeonato sem conseguir vencer o FC Porto — um registo que só é igualado por um período também de cinco partidas entre 1960/61 e 1964/65 e superado por um de sete encontros entre 1990/91 e 1996/97. Além disso, de forma mais abrangente e tendo em conta o empate que os leões haviam somado na última jornada contra o Famalicão, esta foi a primeira vez desde abril que a equipa de Rúben Amorim somou duas igualdades consecutivas.