A diretora-geral da saúde Graça Freitas anunciou esta segunda-feira que as pessoas imunodeprimidas já estão a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo as declarações da dirigente da DGS ao Público, os médicos assistentes, responsáveis por analisar se estes doentes estão “competentes para gerar imunidade”, já “começaram a emitir as indicações para que as pessoas sejam vacinadas”.

Graça Freitas também assumiu, citada pelo Público, que a DGS está a repensar o esquema de publicação diária de relatórios de situação com o número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2. “O foco vai tender a ser na doença propriamente dita e não tanto na infeção”, avançou a diretora-geral da saúde, dizendo também que a periodicidade do documento está a ser “equacionada” para “aumentar o intervalo desta publicação”.

Vamos libertar os portugueses desta carga que é recordar todos os dias quantos casos, quantos internamentos, porque isso também dá um peso à nossa vida”, considerou Graça Freitas.

Equacionados também estão a ser os critérios de isolamento profilático para as pessoas que já foram completamente vacinadas contra a Covid-19, garantiu a diretora-geral da saúde. “Essa é uma das medidas que vai ser tornada diferente”, disse Graça Freitas ao Público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR