A normalidade vai sendo reposta nas passadeiras vermelhas que regressam em grande força nesta rentrée, seja em festivais de cinema, semanas da moda ou premiações de toda a espécie. No domingo à noite, a arena Barclays Center em Nova Iorque recebeu mais uma edição dos MTV Video Music Awards, a cerimónia de prémios onde nem sempre quem passa na passadeira vermelha são caras conhecidas — ou, pelo menos, as mais conhecidas — e onde o dress code vai do oito ao 80.

Mesmo que quisesse, Doja Cat não conseguiria passar despercebida na gala, até porque mudou de roupa seis vezes. Foi a seu cargo que esteve a apresentação dos VMAs, onde também levou para casa o prémio de “Melhor Colaboração” à conta de “Kiss Me More”, com SZA. Mas a questão aqui prendeu-se com os looks da cantora que chegou à passadeira vermelha com uma criação de Vivienne Westwood que, sem grande explicação, combinava um corpete preto, drapeados de tecido por cima e umas botas de latex até à coxa.

Depois, já durante a gala que foi conduzindo, a cantora surpreendeu novamente quando voltou ao cabelo loiro e apareceu com uma cadeira vermelha na cabeça que, na verdade, era um chapéu e um vestido com cavalos — criação de Andreas Kronthaler para a Vivienne Westwood. Foi também impossível desviar o olhar da criação de Thom Browne que ofuscou qualquer prémio que estivesse em palco pelo seu aspeto que variava entre o faraó e um “verme”, como a própria lhe chamou. Mas nada como o último outfit que encerrou a cerimónia onde a cantora apareceu com uns sapatos que eram, nada mais nada menos, que uma simulação exagerada de patas de galinha.

Olivia Rodrigo foi outra das surpresas da noite que, apesar de uma escolha infeliz para a passadeira vermelha, acabou por levar para casa os prémios de “Melhor Nova Artista”, “Performance Push do Ano” e “Canção do Ano”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Camila Cabello e Shawn Mendes passaram pela passadeira vermelha separados, até porque a volumetria do vestido da cantora não permitiria grandes poses de casal. A autora de “Señorita” está agora a promover o seu filme “Cinderella” e não conseguiu deixar de lado essa veia de princesa na escolha do vestido Alexis Mabille. Podemos dizer que foi um belo presente, basta espreitar a fotogaleria.

Lil Nas X, vencedor do galardão “Vídeo do Ano”, é agora um dos nomes da indústria que surpreende não só nas suas performances, mas também nas escolhas de modelitos para as passadeiras vermelhas. Desta vez, foi em todo ele em lilás numa criação Atelier Versace de calças e casaco assimétrico que deixava para trás uma longa cauda que, de algumas perspetivas, dava a sensação de ser um vestido de gala.

Justin Bieber levou o prémio de “Artista do Ano”, ele que partia na frente da corrida com sete nomeações. O cantor não se quis esforçar e além do hoodie preto e calças de ganga formalizou o modelito com um blazer Balenciaga — tudo vários tamanhos acima do dele ou, como se costuma dizer, mega-oversized.

E da saga dos casalinhos que não se largam ultimamente, há dois que levam o prémio: Machine Gun Kelly e Megan Fox, e Kourtney Kardashian e Travis Barker. Ambas as duplas desfilaram na passadeira vermelha como só eles sabem — agarradinhos como se o mundo fosse acabar amanhã e com modelitos, sobretudo no feminino, que deixam sempre muito a descoberto.

Megan Fox optou por um vestido transparente Mugler, enquanto que Kourtney foi em couro preto numa criação de Olivier Theyskens. O momento alto foi quando as namoradas subiram ao palco juntas para apresentar a performance que se seguiria — “Papercuts” interpretada por Machine Gun Kelly e Travis — e Megan Fox sai-se com “os futuros pais dos nossos bebés”.

Houve ainda tempo para uma aparição surpresa de Jennifer Lopez — que deixou todos de queixo caído no fim de semana, quando desfilou em Veneza de mãos dadas com Ben Affleck. A cantora subiu ao palco para entregar um galardão vestida com uma criação de David Koma.

Na fotogaleria, reunimos os melhores looks da noite.