Talvez saiba que as plantas respiram através das folhas, mas já alguma vez lhes viu as “narinas” e “pelos do nariz” em pormenor? Jason Kirk mostrou-o numa fotografia composta por cerca de 200 imagens de microscopia — estomas e tricomas de uma folha de carvalho — e isso valeu-lhe o primeiro prémio do concurso Nikon Small World Photomicrography 2021.

Se não soubesse que se trata de um concurso de fotografia microscópica até podia pensar que o segundo prémio tinha sido atribuído a uma fotografia de satélite, com dois países e respetivas cidades iluminadas e ligadas por dezenas de pontes. Na verdade, são duas populações de neurónios, numa experiência que tinha mais de mais de 300 mil no total, ligadas entre si por axónios (a parte dos neurónios que comunica com os restantes).

O 47.º concurso de fotografia microscópica promovido pela Nikon premiou 20 fotografias — incluindo as escamas da asa de uma borboleta que quase parecem pétalas de uma flor —, que lhe mostramos na fotogaleria, mas também distinguiu 14 imagens com menções honrosas e classificou 69 como “imagens de distinção” (estão todas aqui).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR