Há dois meses e meio que o número de casos ativos de Covid-19 em Portugal e o número de pessoas internadas não eram tão baixos. Em contrapartida, os novos casos da doença voltaram a estar acima dos mil, esta terça-feira, dia em que mais seis pessoas morreram vítimas da Covid-19 e mais 1.058 ficaram infetadas, pelo que dá conta o boletim da Direção-Geral da Saúde.

Há menos 1.376 casos ativos da doença em Portugal, baixando o total para 35.989. É o valor mais baixo registado nos últimos dois meses e meio. Antes, só a 2 de julho com 35.855 casos ativos. Desde então, mantiveram-se acima dos 40 mil, apenas descendo essa linha há sete dias.

Depois de dois dias a subir, também os internamentos descem e volta a valores de início de julho. Há menos 35 pessoas internadas por Covid-19 em Portugal, o que faz descer para 551 o número total de internamentos. Este é o valor mais baixo de internamentos registado desde o início de julho. É preciso recuar ao dia 3 desse mês, quando havia 543 pessoas internadas, para encontrar uma data em que o valor de internamentos tenha sido mais baixo do que o registado esta terça-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O mesmo em relação aos cuidados intensivos: esta terça-feira, há menos três pessoas internadas em UCI, sendo agora 116. Um valor mais baixo do que este só tinha sido registado a 1 de julho, data em que havia 113 doentes nos cuidados intensivos.

Novos casos voltam a estar acima dos mil — maior parte foi registada no norte

Após dois dias em que as novas infeções estavam abaixo dos mil (911 no domingo e 458 na segunda-feira), esta terça-feira a tendência inverteu-se, com 1.058 novos casos.

Grande parte dos novos casos foram registados na região norte: mais 406 infeções. Já em Lisboa e Vale do Tejo há mais 312 novos casos. Ainda assim, numa visão global, é a região da capital que acumula mais casos de Covid-19 desde o início da pandemia: 409.220, face aos 406.269 registados no norte. Segue-se o Centro com mais 183 novos casos, o Algarve com mais 67 e o Alentejo com mais 51. Nas ilhas, há mais 33 casos na Madeira e mais seis nos Açores.

Uma das vítimas mortais é um homem entre os 40 e os 49 anos. Restantes têm mais de 70

Entre as seis vítimas mortais registadas esta terça-feira, está um homem com idade entre os 40 e os 49 anos. As restantes mortes são de pessoas com mais de 70 anos: duas mulheres entre os 70 e os 79; um homem com mais de 80 e duas mulheres com mais de 80 anos.

Quanto à localização, a maioria das mortes foram em Lisboa e Vale do Tejo que regista quatro vítimas mortais por Covid-19 do total de seis. Morreu uma pessoa no Centro e outra no Norte.