O cabeça de lista do PS à Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, disse esta quarta-feira que a conclusão do centro de negócios é um dos objetivos do próximo mandato, destacando também a criação ou ampliação de zonas industriais.

“(…) É bem natural que esta obra [centro de negócios] avance a um ritmo bastante elevado e, portanto, durante os próximos quatro anos ter essa obra concluída é um dos nossos objetivos”, afirmou à agência Lusa Gonçalo Lopes, que esta quarta-feira dedica o dia de campanha para as eleições autárquicas ao setor empresarial.

Segundo o candidato, a construção do centro de negócios ligado a empresas digitais no topo norte do estádio municipal, um investimento estimado de 17 milhões de euros, “é uma obra que terá uma duração extremamente elevada devido à complexidade”.

“Na primeira fase, queremos obter o financiamento necessário do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] ou do próximo quadro comunitário de apoio”, explicou Gonçalo Lopes, desde 2019 presidente da Câmara de Leiria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O projeto, “já finalizado, está pronto para ir a concurso”, declarou o cabeça de lista, insistindo na necessidade de “obter financiamento para poder concretizar a obra, embora muito deste investimento seja um investimento reprodutivo”.

“Ou seja, vamos conseguir recuperar muito daquilo que vamos investir através de futuras rendas ou alugueres de espaços”, assinalou, salientando que “tão importante como o retorno deste investimento, é a criação de emprego e a fixação de novas empresas e a captação de juventude para a cidade de Leiria”.

Ainda no âmbito empresarial, Gonçalo Lopes, que é presidente da concelhia socialista de Leiria, realçou que a estratégia de desenvolvimento apresentada pelo PS assenta “muito naquilo que é a captação de empresas” e, com isso, “também novos profissionais”.

O candidato acrescentou que Leiria “é conhecida pelo seu empreendedorismo na área industrial”, pelo que “as zonas industriais nas diversas freguesias são muito importantes”.

“Algumas serão ampliadas, outras irão ser feitas de raiz”, referiu, exemplificando, neste último caso, com a de Monte Redondo.

O candidato antecipa ainda quatro anos nos quais “o crescimento industrial vai ser bastante sentido”, garantindo o contributo da Câmara Municipal “para que as empresas se fixem, para que possam criar emprego e desenvolver” a região e o país.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS manteve a liderança da Câmara de Leiria, conquistando oito mandatos, enquanto o PSD obteve três.

São também candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas no dia 26 Álvaro Madureira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP/MPT), Sérgio Silva (CDU), Luís Miguel Silva (BE), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal), Filipe Honório (Livre) e Pedro Machado (PAN).