O candidato do PAN à presidência da Câmara de Ponta Delgada, Dinarte Pimentel, criticou esta quarta-feira as “muitas lacunas” que existem nos transportes públicos, referindo que não existe alternativa ao automóvel naquele concelho da ilha de São Miguel, nos Açores.

Ponta Delgada ainda tem muitas lacunas em relação ao transporte público urbano. Sabemos que são necessários concursos e fazer novos contratos, no entanto essa limitação não devia pôr em causa a mobilidade das pessoas”, declarou à agência Lusa.

O candidato disse querer “melhorar as acessibilidades” no concelho através de “mais transportes públicos”.

Neste momento não há alternativa nenhuma ao transporte automóvel. Não há transportes públicos e andar a pé em dias de chuva não é viável muitas vezes”, criticou.

Dinarte Pimentel falava esta quarta-feira após uma reunião com a Associação Académica da Universidade dos Açores, que tem sede no polo de Ponta Delgada da academia açoriana.

Como exemplo do “problema da mobilidade” em Ponta Delgada, o candidato referiu a ausência de uma ligação entre o campus da Universidade dos Açores e a residência universitária (cuja distância é de cerca de dois quilómetros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não faz sentido a Universidade dos Açores, o polo de Ponta Delgada, não ter uma ligação de autocarro ou de miniautocarros. Não é compreensível e é viável”, apontou.

Dinarte Pimentel disse ainda ser necessário “melhorar bastante” as “ligações” dos mini-bus, a rede de transportes públicos coletivos da Câmara Municipal que opera na zona urbana da cidade.

A malha urbana de Ponta Delgada está relativamente servida de mini-bus. No entanto, o que sabemos é que as ligações do transporte dos miniautocarros ainda não é o ideal. Há muitas ligações que são pouco pragmáticas”, afirmou.

O candidato do PAN disse ainda querer “criar ciclovias”, “tirar os carros” e “fechar algumas ruas” do centro histórico de Ponta Delgada.

Em termos de transportes interurbanos é também uma grande lacuna. Os transportes públicos são pouco frequentes, não têm muitas condições. As próprias paragens de autocarros não têm condições”, acrescentou.

São candidatos à Câmara de Ponta Delgada Pedro Nascimento Cabral (PSD), André Viveiros (PS), Vera Pires (BE), Luís Miguel Quental (IL), Luís Franco (Chega), Rui Teixeira (CDU) e Dinarte Pimentel (PAN).

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD venceu a Câmara de Ponta Delgada com 51,28%, alcançando cinco mandatos, sendo que os outros quatro mandatos foram conquistados pelo PS (39,11%). O BE teve 1,06%, o PAN 1,80%, a CDU 1,05% e a coligação CDS-PP/PPM 0,95%.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.