O cabeça de lista PSD à Câmara de Leiria, Álvaro Madureira, disse esta quarta-feira à Lusa que pretende criar uma rede de ciclovias e um selo verde para a carne de porco “amiga do ambiente”.

Uma maior oferta de transportes públicos, com autocarros elétricos, aumentar o número de parques de estacionamento, uma rede de ciclovias, que ligue todas as freguesias do concelho, e a criação de um selo verde da carne de porco, que seja produzida de acordo com os parâmetros ambientais, são algumas das medidas de Álvaro Madureira para melhorar a sustentabilidade ambiental de Leiria.

“As pessoas quando entram na cidade andam às voltas para estacionar, o que nem é saudável para o ambiente, nem para as pessoas. A câmara não faz estacionamentos porque, por ano, vai recolher mais de meio milhão de euros. Pretendo construir quatro parques de estacionamento, que não terão grandes custos, na rotunda do hospital, nos terrenos da câmara municipal, junto aos Capuchos, na rotunda D. Dinis e junto ao Centro de Saúde Gorjão Henriques”, adiantou.

O candidato preconiza a criação de uma rota circular de autocarros Mobilis elétricos na cidade, passando pelos principais pontos de Leiria, como escolas, autarquia ou tribunal. “Serão gratuitos para os residentes no concelho. Temos ainda de ligar Leiria às freguesias e pressionar para que avance a ferrovia”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para Álvaro Madureira, vereador do PSD na câmara, são necessárias “ciclovias de verdade”, pelo que prevê a criação de uma rede de ciclovias entre as freguesias, “que não sirvam só para momentos lúdicos”. “Temos de incutir nas pessoas a utilização das ciclovias também para irem trabalhar”, constatou.

O candidato afirma que tem de ser construída uma estação de tratamento de efluentes suinícolas (ETES), em parceria com os suinicultores da região, municípios e Governo, para acabar com as descargas no rio Lis.

Considerando que há suinicultores que cumprem, Álvaro Madureira defende que aqueles que “produzem carne por processos ambientalmente saudáveis e amigos do animal” devem ser “valorizados”.

Ou seja, colocar um “selo verde” na carne de porco, que indica que “foi produzida por processos amigos do ambiente”.

Constando que o espalhamento não pode ser a única solução, mas um complemento à ETES, Álvaro Madureira lembra que a estação suinícola “poderá produzir energia elétrica e partes dos resíduos [efluentes] também poderão ser utilizados para produzir compostos orgânicos para utilizar na agricultura”.

“Haverá assim um retorno económico e um desenvolvimento sustentável no tratamento dos efluentes”, precisou.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS manteve a liderança da Câmara de Leiria, conquistando oito mandatos, enquanto o PSD obteve três.

São também candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas de dia 26 o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes (PS), Pedro Machado (PAN), Sérgio Silva (CDU), Luís Paulo Fernandes (Chega), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal), Luís Miguel Silva (BE), Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP/MPT) e Filipe Honório (Livre).