O candidato do Chega à Câmara Municipal de Matosinhos Israel Pontes propõe-se otimizar o turismo, setor pelo qual considera não ter sido feito “rigorosamente nada” nos últimos anos, através da dinamização da restauração e comércio.

“Entendemos que otimizar o turismo será o caminho a seguir, porque temos condições idílicas, temos um terminal de cruzeiros e um aeroporto, ou seja, temos tudo para receber turistas”, afirmou à Lusa, enquanto distribuía panfletos da sua candidatura pelas peixeiras do Mercado de Matosinhos.

Israel Pontes, que ia questionando os comerciantes sobre o negócio, assumiu que o perturba ver os turistas “serem carregados” do terminal de cruzeiros para o Porto, sem passarem tempo algum em Matosinhos.

“Precisamos que os turistas fiquem cá e gastem cá o seu dinheiro, até porque o Porto tem outros recursos. Nós, em Matosinhos, temos gastronomia, temos vida piscatória, temos praia, temos história”, reforçou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, o candidato do Chega, empresário de profissão, entendeu que a aposta no turismo deve ser feita de forma “pensada e cuidada” para que não se perca a identidade que caracteriza Matosinhos, tal como “aconteceu no Porto”.

Uma das ideias é dinamizar a restauração, uma das “mais-valias” do concelho, e o comércio local, nomeadamente a rua de Brito Capelo, porque são setores a atravessar “períodos complicados”.

“Precisamos de uma zona comercial, onde os turistas possam passear e fazer compras, é inevitável”, frisou.

Além disso, Israel Pontes defendeu a criação de parques de estacionamento para os autocarros que transportam os turistas e de lojas com recordações de Matosinhos, algo que falta no concelho.

“Gostava que as pessoas viessem cá e levassem alguma recordação de Matosinhos, nem que fosse um íman para colocar no frigorífico”, afirmou.

A criação de um museu do mar é outra das propostas do candidato, dada a ligação do concelho ao mar.

Também a “simples” participação em feiras internacionais de turismo é outro dos planos de Israel Pontes, caso vença as eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro.

Ouvindo queixas de que as vendas estão más, porque as pessoas preferem ir aos supermercados ao invés dos mercados, o candidato do Chega ressalvou que é “preciso dar a volta” e tornar o mercado atrativo com iniciativas culturais.

“Pelo turismo não tem sido feito rigorosamente nada, o termo é mesmo esse”, concluiu.

Concorrem à presidência da Câmara Municipal de Matosinhos a atual presidente, Luísa Salgueiro (PS), José Pedro Rodrigues (CDU – coligação PCP/PEV), Bruno Pereira (coligação PSD/CDS-PP), Carla Silva (BE), Nuno Pires (PAN), Humberto Silva (Iniciativa Liberal), Isabel Pontes (Chega), Joaquim Jorge (independente) e António Parada (independente).