O candidato do PSD/CDS-PP à Câmara de Viana do Castelo criticou esta quinta-feira a “falta de visão, estratégia e planeamento” na educação e desporto, e garantiu que a coligação “quer fazer diferente” porque “os jovens são o futuro”.

Em declarações à agência Lusa, à margem de uma ação de campanha que assinalou o início do ano letivo 2021/2022, Eduardo Teixeira disse que “todos os pais e encarregados de educação” com quem tem contactado têm “apontado e pedido” “alternativas” aos transportes escolares.

“Não existem muitas alternativas para que os jovens possam aceder ao seu estabelecimento e que criem confiança e tranquilidade aos pais. Os pais pedem-nos que nós façamos muito diferente”, disse o economista.

Para o candidato, aquela situação resulta da “falta de estratégia” da maioria socialista que governa o município há 28 anos para “potenciar os transportes públicos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Em muitas freguesias, não há nenhuma alternativa para que as pessoas circulem, mas pagamos os impostos no máximo”, apontou.

Eduardo Teixeira, que é também deputado do PSD na Assembleia da República, criticou também a “falta de estratégia total” para incentivar a natalidade.

“Onde o Estado não chega, o município tem de chegar. Existirá uma rede municipal de creches no nosso concelho. O início do ano escolar será, por nós, a partir do dia 26 [dia das eleições autárquicas], olhado e encarado com outra atitude no sentido de construir melhores soluções de educação para os nossos filhos”, prometeu.

O candidato lamentou também que a construção do edifício da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) esteja por concluir há 28 anos.

“Hoje [esta quinta-feira] temos 700 alunos e 100 professores. Porventura é a entidade que mais pessoas atrai ao centro da cidade e não tem condições. Visitei salas de aulas em que os alunos estão juntos [por falta de espaço] (…). A escola tem de ter outro nível de importância (…). Assumi o compromisso com a atual direção de sentar-me com eles logo a seguir à tomada de posse para executar o plano de expansão da escola”, frisou.

Para Eduardo Teixeira, o desporto escolar precisa de “outra atitude”, referindo-se à localização dos pavilhões municipais, e apontando o exemplo da avenida da Praia, “onde, nos últimos anos, foi recuperado um pavilhão e construídos mais dois”.

“A mesma avenida ficou com três pavilhões. Temos de conseguir mapear os equipamentos desportivos. Também ao nível das piscinas: duas estão na sede de concelho e outra em uma freguesia. E as outras 26 [número de freguesias após a reorganização administrativa de 2013]? Ou as 39 freguesias [número de freguesias existentes antes da reorganização administrativa]?”, questionou.

Segundo Eduardo Teixeira, “o desporto em Viana do Castelo ainda tem um longo caminho a percorrer”, por “falta de ecovias nas margens fluviais, entre Viana do Castelo e Lanheses, entre Geraz do Lima e Darque”.

“Há sítios da cidade em que as ciclovias terminam numas passadeiras ou outras que foram feitas em cima de bares e cafés. Ou foram investimentos para satisfazer interesses privados ou foi falta planeamento. Temos de fazer muito diferente. Também queremos fazer trilhos num parque natural que iremos criar no estuário do rio Lima”, disse.

Além de Eduardo Teixeira pela coligação PSD/CDS-PP, concorrem Luís Nobre pelo PS, Cláudia Marinho pela CDU, Jorge Teixeira pelo Bloco de Esquerda, Rui Martins pela Aliança, Paula Veiga pelo Nós, Cidadãos!, Maurício Antunes da Silva pelo IL e Cristina Miranda pelo Chega.