Sérgio Costa, candidato independente à presidência da autarquia da Guarda, prometeu, esta quinta-feira, criar onze novas áreas empresariais nas freguesias rurais do concelho, e uma delas está projetada para o vale do Mondego.

“Está no nosso programa eleitoral a nossa ambição de fazermos catapultar por completo a economia na Guarda. E, para isso, nós temos que dar condições às empresas para aqui se fixarem”, disse, esta quinta-feira, o candidato à agência Lusa.

Com recurso a fundos comunitários, Sérgio Costa promete fazer a duplicação da área da Plataforma Logística e do parque industrial da Guarda, “reorganizar e duplicar” a zona empresarial do Outeiro de São Miguel (freguesias de Arrifana e Pera do Moço) e proceder à reorganização e aumento da zona empresarial de Vale de Estrela.

“Mas nós não podemos ficar por aqui. (…) Nós temos a ambição de fazermos onze áreas empresariais novas no mundo rural, escolhidas estrategicamente no concelho, onde já existem, [em] alguns casos empresas, e noutros casos onde existem condições boas, fundamentais, para a fixação de empresas”, referiu, durante uma ação de campanha na freguesia de Sobral da Serra, localizada no vale do Mondego.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma das zonas que poderá receber uma nova área empresarial é o vale do Mondego, “na zona entre o Porto da Carne, o Sobral da Serra, as Amoreiras do Mondego e Vila Cortez do Mondego”, explicou.

“É aqui que nós queremos criar uma nova área empresarial, porque estamos no cruzamento da [autoestrada] A25 com o [itinerário principal] IP5, temos excelentes acessibilidades e só temos que dar condições, nos termos do ordenamento do território, para que os privados possam aqui investir”, disse.

O cabeça de lista do movimento Pela Guarda referiu que a candidatura já foi contactada por alguns empresários que estão interessados em investir na futura área empresarial do vale do Mondego, mas não revela os seus nomes.

Entre outras medidas, o candidato independente também promete criar um gabinete para prestar apoio técnico e administrativo às juntas de Freguesia e um programa de apoio para reflorestar o concelho com um milhão de árvores nos próximos quatro anos.

A autarquia da Guarda é presidida pelo PSD desde 2013, quando o partido ganhou as eleições com o candidato Álvaro Amaro, que repetiu a vitória em 2017.

Nas eleições autárquicas de 2017 o PSD obteve 61,20% dos votos e cinco mandatos autárquicos, e o PS obteve 23,35% e elegeu dois vereadores.

O município é presidido, desde abril de 2019, por Carlos Chaves Monteiro, que substituiu Álvaro Amaro quando este foi para o Parlamento Europeu.

Na Guarda, para além de Sérgio Costa, são candidatos à liderança do município Carlos Chaves Monteiro (PSD), Luís Couto (PS), Pedro Narciso (CDS-PP), Honorato Robalo (CDU), Jorge Mendes (BE) e Francisco Dias (Chega).