O partido Māori liderado por John Tamihere e Debbie Ngarewa-Packer lançou uma petição para alterar o nome oficial da Nova Zelândia para Aotearoa (o nome do país na língua indígena).

De acordo com a petição, o partido espera também alterar os nomes de todas as cidades, regiões e locais do país afirmando que “está na hora que o idioma Māori seja restaurado como a primeira língua oficial do país”.

No documento, o partido explica a razão deste pedido — “a imposição colonial no sistema educacional no início do século XX levou ao desuso da língua. Em 1910, 90% da população era fluente em Māori, taxa que desceu drasticamente até 1950, onde apenas 26% falava o idioma”. Hoje em dia, apenas 3% da população utiliza essa língua.

Em apenas três dias, a petição já alcançou as 50 mil assinaturas.

A primeira-ministra do país ainda não se pronunciou sobre o assunto, no entanto David Seymour, líder da oposição, afirma que “a população já é livre de utilizar esse idioma. O que o partido Māori está a querer dizer é que quer banir quem se referir à Nova Zelândia por esse nome. Devemos-nos focar nos problemas reais”, como o confinamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR