O índice de preços na produção industrial (IPPI) aumentou 11% em agosto, depois da subida de 10,1% em julho, em termos homólogos, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Excluindo o agrupamento de energia, esta subida foi de 7,0%, num valor que compara com os 6,7% registados no mês precedente.

A variação mensal do índice agregado, por sua vez, foi de 0,8% (variação nula em igual mês de 2020).

“Os agrupamentos de energia e bens intermédios contribuíram, respetivamente, com 5,2 pontos percentuais e 4,8 pontos percentuais para a variação do índice total”, sinaliza o INE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As taxas de variação homóloga destes agrupamentos, acrescenta, foram de 29,7% e 13,1% (26,0% e 12,4% em julho), respetivamente.

O IPPI tem, segundo o INE, como objetivo mostrar a evolução mensal dos preços das transações nas atividades económicas para os mercados interno e externo.

“Os índices são obtidos com base no Inquérito aos Preços na Produção de Produtos Industriais, realizado por formulário eletrónico, junto de empresas sediadas em território nacional, dedicando-se principalmente ou a título secundário à Indústria Extrativa, Transformadora e Eletricidade, Gás e Água, sendo recolhidos mensalmente cerca de 10.123 preços”, refere.