O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, quer dar um novo impulso a Alcains, com um novo centro de saúde, o alargamento da zona industrial e um centro de interpretação do queijo.

“Alcains é a segunda maior freguesia do concelho de Castelo Branco e é uma freguesia industrial do concelho. Obviamente tem população que necessita deste investimento. Uma das nossas apostas mais fortes é um novo centro de saúde, um centro de saúde que sirva a população de Alcains e que possa servir também a população dos arredores“, afirmou à agência Lusa, Leopoldo Rodrigues, durante a apresentação do programa de ação para a vila.

O programa “Um Novo Impulso para Alcains” assenta, sobretudo, em três grandes investimentos na vila, a construção de um novo centro de saúde de última geração, a expansão do parque industrial da vila e a criação de um centro de interpretação do queijo de Alcains.

Queremos também uma aposta muito forte na dinamização alargamento e melhoria das condições da zona industrial. É uma aposta fortíssima da nossa candidatura e uma aposta que visa criar emprego e criar condições para as empresas se fixarem em Alcains”, vincou.

Leopoldo Rodrigues sublinha que a ideia de ter as empresas apenas localizadas num único local (zona industrial de Castelo Branco) “não serve totalmente os interesses do concelho nem serve totalmente os interesses das freguesias”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O socialista realça que o novo centro de saúde e a zona industrial, são duas áreas “importantíssimas” a que pretende, logo no inicio do mandato, “dar um forte impulso”.

“É precisamente de um novo impulso que estamos a falar, um novo impulso para Alcains, um novo impulso para as gentes de Alcains”, sustentou.

O candidato explicou ainda que esteve na fábrica Lusitânia, onde falou com o administrador, António Trigueiros de Aragão.

“Ele apresentou um projeto interessante ao nível daquilo que será a indústria do pão e sobretudo uma área de experimentação e de visitação ligada à farinha”.

É uma aposta que a Câmara de Castelo Branco e a Junta de Freguesia de Alcains estarão envolvidos na criação das condições para que esse projeto se venha a concretizar porque ele é importante para Alcains e também para o concelho”, frisou.

Leopoldo Rodrigues também quer avançar com a criação de um centro de interpretação do queijo, produto que tem uma enorme tradição em Alcains.

Há dificuldades em algumas áreas como na questão da logística do transporte do queijo para Lisboa e outros grandes centros que cria algumas dificuldades. Trabalharemos em conjunto com os produtores para minimizar essas dificuldades”, sublinhou.

Através deste centro de interpretação, o socialista quer trazer visitantes, valorizar o queijo e torná-lo conhecido noutras latitudes e áreas do país, melhorando o seu escoamento e o seu valor.

Na corrida à presidência da Câmara de Castelo Branco, além de Leopoldo Rodrigues (PS), estão também Luís Correia (MI — Sempre — Movimento Independente), João Belém (PSD/CDS/PPM), Rui Paulo Sousa (Chega), Rui Amaro Alves (MPT — Partido da Terra), Felicidade Alves (CDU) e Margarida Paredes (BE).