O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Bragança André Xavier elegeu esta sexta-feira como bandeiras a habitação e a cultura, pretendendo combater a especulação imobiliária e criar um vale Cultura para os jovens.

O jovem candidato de 21 anos é estudante do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e considerou que o preço das rendas de quartos, entre 150 e 250 euros, é ilustrativo da especulação que se gerou nos últimos anos na cidade, onde o valor das casas subiu, em média, 20 mil euros, segundo disse.

“Sabemos que Bragança é uma cidade com muitos estudantes e tem-se criado uma bolha de especulação imobiliária ao redor do Instituto IPB e, por isso, nós queremos que haja mais residências, não só universitárias, mas também estudantis para os cursos profissionais ou outro tipo de cursos”, defendeu.

André Xavier deu conta das bandeiras desta campanha eleitoral para as autárquicas de 26 de setembro durante uma conferência de imprensa, na Praça Camões, em pleno centro histórico que, defendeu, precisa ser dinamizado e repovoado com a recuperação das casas degradadas para habitação social.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O candidato defende que no centro da cidade a habitação dever ser destinada às pessoas que querem lá viver ou fixar-se, enquanto as respostas para estudantes se devem focar mais em torno do campus do politécnico.

Para o candidato do Bloco, a Câmara de Bragança “pode intervir no mercado”, criando mais oferta e ajudando a normalizar os preços.

Da mesma forma, na área da cultura quer mais intervenção municipal com a criação de um vale, o “Cultura Vale”, anual para os jovens poderem trocar nos espaços cultural, mas também em livrarias e outro comércio local ligado ao setor.

A quantia e condições desse vale são questões ainda para serem “estudadas”.

Para este acesso à Cultura, o candidato entende que é necessário reativar o cinema que passou a funcionar no Auditório Municipal, desde que fecharam todas as salas comerciais em Bragança.

O serviço é prestado pelo município, mas a exibição de filmes foi suspensa com as medidas de contenção da pandemia Covid-19.

Também a Praça Camões, onde falava, “tem um potencial que está a ser perdido e pode ser reaproveitada para mais eventos”, o que daria também uma oportunidade aos trabalhadores da cultura que, defendeu, devem ser dignificados porque “passaram um muito mau bocado com a Covid-19”.

Além de André Xavier do Bloco de Esquerda, são candidatos à Câmara de Bragança Hernâni Dias do PSD, Jorge Gomes do PS, Paula Vieira do CDS-PP, António Morais da CDU e Carlos Silvestre pelo Chega.