O candidato do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara de Évora nas autárquicas, Raul Rasga, defendeu esta sexta-feira a requalificação dos espaços exteriores das escolas básicas do concelho, criticando o “pouco investimento” do executivo da CDU nesta área.

“É necessária a requalificação do espaço exterior de praticamente todas as escolas do ensino básico no concelho”, reclamou o cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE), considerando que “tem havido pouco investimento nesta área” pelo executivo camarário de maioria CDU.

Segundo Raul Rasga, que falava à agência Lusa na aldeia de Azaruja, numa das freguesias rurais de Évora, onde deu o exemplo da escola básica local: “São obras relativamente baratas”.

Esta manhã, com outros elementos da candidatura, Raul Rasga entregou panfletos e conversou com pais que deixaram os filhos no estabelecimento, escutando críticas sobre as condições do espaço exterior da escola, entre outras obras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda na área da educação, que domina as ações de campanha desta sexta-feira do BE, o candidato aludiu a dois outros “problemas”, como a necessidade de obras na Escola Secundária André de Gouveia, antigo liceu de Évora.

“A questão do liceu arrasta-se num ‘pingue-pongue’ entre o Governo e o município”, criticou, prometendo “a realização das obras” caso seja eleito para o município.

A outra questão está relacionada com a escola de São Mamede, que é “fundamental no centro histórico”, cujo processo de requalificação “foi iniciado há oito, nove, 10 anos” e “ainda hoje [esta sexta-feira] está a ser requalificada”, disse, alertando ainda para a “falta de assistentes operacionais” nas escolas.

E a transferência de competências de educação para os municípios também não foi esquecida pelo candidato ‘bloquista’, reivindicando que o assunto deve ser “muito mais discutido” e acautelada a respetiva comparticipação financeira do Governo.

“Há outras candidaturas que dizem sim senhora, nós ficamos com as competências e falam de mochilas financeiras, envelopes financeiros”, mas há “o risco de, depois, ter uma caixa de lápis financeira e não faz sentido”, argumentou.

O desporto vai ser a área a dominar a campanha no sábado, com Raul Rasga a apontar esta sexta-feira à Lusa que o BE guardou para este setor a “única promessa de uma obra em betão”, a da construção de um pavilhão desportivo municipal: “Não é possível que Évora continue sem ter um pavilhão desportivo que permita que os jovens pratiquem desporto” e “que haja desporto federado”.

Nestas eleições, além de Raul Rasga, estão na corrida à Câmara de Évora o presidente do município, Carlos Pinto de Sá (CDU — PCP/PEV), José Calixto (PS), Florbela Fernandes (Coligação Movimento Cuidar de Évora – Nós, Cidadãos!/RIR), Henrique Sim-Sim (PSD/CDS-PP/MPT/PPM) e Carlos Magno Magalhães (Chega).