O cabeça de lista PSD à Câmara de Leiria, Álvaro Madureira, prometeu esta sexta-feira à Lusa a criação de creches públicas e um apoio à primeira infância aos jovens casais do concelho.

Minutos antes de iniciar a arruada que percorreu as ruas de Leiria, acompanhado do líder do PSD, Rui Rio, o candidato considerou que o concelho tem “uma grande oferta” pública e privada em termos de escolas, mas reconheceu que faltam creches.

“É uma falha muito grande no pré-escolar e em creches. Queremos promover a natalidade, mas não é dar 1.000 euros ao casal quando tem um filho. Temos de garantir que haja uma creche quando a mãe e o pai quiserem ir trabalhar e a criança tem de ficar nas proximidades”, salientou Álvaro Madeira.

O também vereador na Câmara de Leiria, liderada por Gonçalo Lopes (PS), garantiu que vai “investir nessas creches” e dar uma “ajuda financeira aos casais” quando não há resposta no público e tiverem de optar pelo privado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Temos de fazer o diferencial de acordo com o seu rendimento familiar. Investindo nas creches e no pré-escolar, o rendimento mais tarde vai ser muito mais linear e o sucesso educativo vai ser muito mais real”, acrescentou.

Esta é também “uma forma de aumentar e fixar populações e a sua estabilidade no emprego”.

Uma das propostas passa pela construção de uma creche na zona industrial Zicofa como resposta aos “pais que trabalham naquela zona”.

Estas medidas são estendidas aos imigrantes, cuja mão de obra é “necessária em vários setores”.

No dia em que centenas de crianças tiveram o seu primeiro dia de aulas no concelho, Álvaro Madureira, professor de profissão, lamentou a “falta de qualidade nos transportes escolares”.

“Temos exigido, em câmara municipal, que os circuitos escolares sejam mais próximos da casa das crianças e exigimos que todos os transportes sejam gratuitos na escolaridade obrigatória até ao 12.º ano”, afirmou.

O candidato lamentou que o atual executivo “ainda cobre 50% do passe escolar aos alunos do secundário”.

Outra bandeira de Álvaro Madureira é a melhoria das refeições escolares. “Sempre que possível, em vez de contratualizar uma empresa, façam-se as refeições nas suas comunidades. Por exemplo, na [freguesia de] Bajouca quem faz as refeições é a junta de freguesia. Tem os produtos da terra, são frescos, há uma economia circular e de proximidade e mantém-se a qualidade”, referiu.

Álvaro Madureira questionou ainda “que qualidade de refeição se pode dar a uma criança” quando a câmara adjudica a “refeição a uma empresa pelo preço de 1,13 euros, já com IVA”.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS manteve a liderança da Câmara de Leiria, conquistando oito mandatos, enquanto o PSD obteve três.

São também candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas de dia 26 o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes (PS), Pedro Machado (PAN), Sérgio Silva (CDU), Luís Paulo Fernandes (Chega), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal), Luís Miguel Silva (BE), Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP/MPT) e Filipe Honório (Livre).