A procuradora Ana Carla Almeida não desiste de lutar pela anulação do processo que levou à seleção do seu colega José Guerra para a Procuradoria Europeia, por entender que o mesmo “fere gravemente a independência e a reputação” do órgão que vai investigar crimes contra os interesses financeiros da União Europeia (UE).

Em comunicado enviado ao Observador, a magistrada do Departamento Central de Investigação e Ação Penal explica que decidiu recorrer esta sexta-feira da decisão do Tribuna Geral da UE de 9 de julho — que rejeitou a sua queixa inicial — para o Tribunal de Justiça da União Europeia. O objetivo é simples: “pretendo, como desde o primeiro momento, que seja objetiva e imparcialmente avaliada a intervenção do Governo português na escolha do Procurador de nacionalidade portuguesa, que a meu ver fere gravemente a independência e a reputação da recém-criada Procuradoria Europeia”, lê-se no comunicado.

Tribunal da UE rejeita queixa de Ana Carla Almeida contra nomeação de José Guerra

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ana Carla Almeida defende igualmente no recurso apresentado na última instância da Justiça da UE — um tribunal superior equivalente ao Supremo Tribunal de Justiça como última instância jurisdicional — que deve ser analisada em profundidade a famosa carta do Ministério da Justiça de 29 de novembro de 2019 para o Conselho da UE em que, sem o conhecimento de José Guerra, o curriculum deste procurador foi alterado, tendo Guerra sido apresentado erradamente como procurador-geral adjunto (categoria profissional que não tinha) e como tendo sido o coordenador da investigação do caso UGT nos anos 90 (quando apenas participou numa parte do julgamento).

Miguel Romão. “Caso UGT foi relembrado pela ministra Francisca Van Dunem”

Estes erros foram corrigidos mais tarde pela ministra Francisca Van Dunem em carta enviada ao Conselho. Contudo, na perspetiva de Ana Carla Almeida, esta “carta do Governo de Portugal” é central “em todo este processo”, constituindo um “instrumento de pressão na escolha do Procurador nomeado, do seu despropósito e do seu conteúdo erróneo grave e relevante para a decisão que foi tomada”, lê-se no comunicado.

“Estou convicta da segurança, justiça e solidez dos valores jurídicos subjacentes a esta ação e agora a este recurso, pelo que não deixará o Trinunal de Justiça da UE de garantir a proteção jurisdicional efetiva dos meus direitos, decidindo com justiça”, conclui a magistrada.

Caso do procurador. José Guerra não foi a primeira escolha do Governo

Comunicado na íntegra de Ana Carla Almeida

“Na sequência da decisão do Tribunal Geral da União Europeia do passado dia 9 de julho de 2021, que tomando posição exclusivamente quanto à questão prévia do prazo para interposição daquele procedimento judicial, veio a decidir pela sua intempestividade, interpus hoje recurso no Tribunal de Justiça da União Europeia.

O respeito que a decisão do Tribunal Geral pressupõe, não pode obstar a que manifeste o meu profundo desacordo com os seus termos, por ser juridicamente desajustada e ter inviabilizado uma decisão judicial sobre as questões de fundo que estão em causa, nem pode limitar o exercido do direito de defesa por via do recurso interposto.

Com este recurso pretendo, como desde o primeiro momento, que seja objetiva e imparcialmente avaliada a intervenção do governo português na escolha do Procurador de nacionalidade portuguesa, que a meu ver fere gravemente a independência e a reputação da recém-criada Procuradoria Europeia.

Reitero a tempestividade da ação em referência e a centralidade do conhecimento da carta do governo de Portugal em todo este processo, instrumento de pressão na escolha do Procurador nomeado, do seu despropósito e do seu conteúdo erróneo grave e relevante para a decisão que foi tomada. Estou convicta da segurança, justiça e solidez dos valores jurídicos subjacentes a esta ação e agora a este recurso, pelo que não deixará o TJUE de garantir a proteção jurisdicional efetiva dos meus direitos, decidindo com justiça. Ana Carla Almeida”