O cabeça-de-lista pela CDU à Câmara de Vila Real, Alexandre Coelho, garantiu esta sexta-feira que vai lutar para colmatar a falta de profissionais de saúde, para que cada cidadão tenha médico e enfermeiro de família.

“Iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para colmatar a falta de profissionais de saúde, levar a que os profissionais tenham gosto em se fixar na região e que, cada cidadão, tenha o seu médico de família e o seu enfermeiro de família”, afirmou Alexandre Coelho à agência Lusa durante uma ação de campanha que, esta tarde, teve início no centro de saúde de Mateus, freguesia junto à cidade de Vila Real.

Alexandre Coelho acrescentou que há também “muita falta de equipamentos”.

O cabeça-de-lista pela coligação PCP/PEV disse que o acesso à saúde é uma “das lutas” da sua candidatura e referiu que, atualmente, “há muitos utentes que ou não têm ou o médico de família está constantemente a mudar” e que “não se consegue dar condições aos profissionais para que exerçam condignamente a sua profissão”, concluindo que “tudo isso leva a grandes transtornos das populações”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E, na sua opinião, o problema intensifica-se para os cidadãos que moram nas aldeias mais distantes que, em muitos casos, ou não “têm acesso aos transportes” ou os que “existem não servem”.

“Podem dizer que, agora, podem ter as consultas por Internet, podem, mas estamos a falar de pessoas idosas, alguns com parca escolaridade, com dificuldades em trabalhar com novas tecnologias e que têm dificuldades em aceder até a um computador ou à Internet”, salientou.

A campanha da CDU tem percorrido aldeias do concelho e, segundo Alexandre Coelho, numa delas, a cinco quilómetros da zona industrial de Vila Real, os habitantes queixaram-se “de não terem sinal de Internet e de terem de comprar os equipamentos para terem acesso via satélite”.

Neste périplo pelo mundo rural, o candidato testemunhou uma “desertificação que está cada vez mais visível”.

“Nós verificámos que não são causas naturais. As populações estão cada vez mais envelhecidas, mais pobres e isto porquê? Porque as pessoas são levadas obrigatoriamente a ir viver para as grandes cidades do Litoral onde têm acesso a tudo”, considerou.

Em contrapartida, no “Interior assiste-se ao fecho de serviços básicos, como escolas, ou grandes dificuldades em aceder a outros serviços, como os centros de saúde”.

“Não nos deveríamos estar a preocupar em fazer pontes de não sei quantos quilómetros, a pensar em fazer estátuas de não sei quantos milhões quando temos populações que não têm sequer saneamento”, frisou.

Ainda sobre os transportes públicos, Alexandre Coelho apontou a necessidade de rever “os percursos das carreiras e os horários” que, atualmente, “não se coadunam com as necessidades da população”.

“E olhando mais para longe, para as aldeias mais distantes, só têm dois autocarros diários e durante o período escolar”, exemplificou.

Os candidatos à Câmara de Vila Real nas eleições autárquicas, que decorrem no dia 26, são o atual presidente da câmara, Rui Santos (PS), Luís Tão (PSD/CDS-PP/Aliança), Luís Santos (BE), Alexandre Coelho (CDU) e Sérgio Ramos (Chega).