O candidato do Chega à Câmara de Leiria nas próximas autárquicas criticou esta sexta-feira um conjunto de problemas que identifica no hospital de Leiria, apontando o dedo à ação do secretário de Estado da Saúde.

“O hospital distrital de Leiria não tem sido mais do que um hospital de concelho. Não tem especialidades, não tem o SOS necessário para nos socorrer, para socorrer os leirienses”, afirmou Luís Paulo Fernandes, lamentando que se registe a transferência de doentes para os serviços de saúde de Coimbra, ao mesmo tempo que critica o trabalho de António Sales.

“Temos o senhor secretário de Estado [da Saúde, António Sales] a ser candidato pelo PS a uma assembleia municipal, o órgão mais digno de Leiria, [mas] o hospital precisa urgentemente de quadros, enfermeiros, de clínicos, para que as pessoas não estejam nas urgências oito horas ou para que, em situações SOS, não tenham de ser transferidas para Coimbra, que é o que tem acontecido”.

Luís Paulo Fernandes visa o governante porque “nunca conseguiu fazer que o hospital de Leiria, na capital de distrito, esteja ao mesmo nível de Coimbra, Aveiro e outras capitais de distrito”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O senhor secretário de Estado da Saúde tem de respeitar Leiria, não tem de tratar Leiria com confiança porque trabalhou em Leiria. E nós vamos exigir ao Governo que nos trate condignamente. Leiria tem de estar no centro de Portugal ao mais alto nível, na saúde. Não pode haver transferências de uma capital de distrito para outra, isto é uma vergonha. Não estamos num concelho do interior”, reforça.

Nesta campanha, o candidato tem ouvido também críticas ao “custo elevadíssimo” do estacionamento no hospital de Leiria.

“Temos de procurar renegociar [o contrato de exploração]. Não me interessa se é uma empresa privada: as pessoas não conseguem pagar. Ou então o município tem de subsidiar e ajudar a pagar”.

Numa ação de rua esta manhã pelas freguesias de Santa Catarina da Serra, Caranguejeira e Arrabal, o candidato ouviu lamentos de populares sobre o funcionamento dos centros de saúde.

“Aqui no Arrabal as pessoas estão ansiosas, porque a senhora doutora está com uma gravidez de risco e não se sabe se vem substituto”, notou.

Para o Chega Leiria, o atual executivo “fez um trabalho na questão das infraestruturas, dos edifícios” da saúde, mas “não adianta fazer os ‘palácios’ se não tivermos lá quem os governe, quem consiga usar os centros de saúde”, concluiu.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS manteve a liderança da Câmara de Leiria, conquistando oito mandatos, enquanto o PSD obteve três.

São candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas marcadas para dia 26 o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes (PS), Álvaro Madureira (PSD), Fábio Joaquim Seguro (CDS-PP), Filipe Honório (Livre), Luís Miguel Silva (BE), Luís Paulo Fernandes (Chega), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal), Pedro Machado (PAN) e Sérgio Silva (CDU).