O candidato do Chega à presidência da Câmara do Funchal, Miguel Castro, disse esta sexta-feira que os governos camarários descuraram as zonas altas do concelho e, agora, a população enfrenta vários problemas, sobretudo relacionados com o saneamento e os transportes.

“Ao longo de 47 anos, os sucessivos governos camarários têm olhado para o município do Funchal apenas para dentro da cidade e têm-se esquecido das áreas limítrofes, nomeadamente das zonas altas”, afirmou.

Miguel Castro falava numa ação de campanha na freguesia de São Roque, uma das dez que compõem o concelho do Funchal e que se localiza nas zonas altas, onde a candidatura do Chega promoveu uma arruada.

“Estas pessoas precisam de ter condições e qualidade de vida”, disse, sublinhando a existência de problemas relacionados com “construção desregrada”, “saneamento básico deficiente” e transportes públicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O cabeça de lista do Chega reconheceu que algumas situações resultam da orografia da ilha e são “difíceis de resolver”, mas insistiu na necessidade da criação de melhores infraestruturas, como, por exemplo, tanques para recolha de águas residuais, que seriam depois alvo de tratamento.

“Não podemos permitir que as pessoas — e não é culpa delas, porque não têm alternativa — continuem a mandar águas residuais para as ribeiras ou para as levadas de rega”, disse, sublinhando que, assim, cometem atentados ambientais “inconscientemente”.

Miguel Castro disse, por outro lado, que a candidatura do Chega vai percorrer as dez freguesias do concelho do Funchal para “ouvir as pessoas” e “sentir o seu pulsar”.

“O que nós queremos ver e sentir são as pessoas no seu verdadeiro habitat, na sua zona de habitação, e [conhecer] as reais necessidades que essas pessoas têm”, declarou.

Além de Miguel Castro, concorrem à presidência da Câmara do Funchal Miguel Silva Gouveia, pela coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (PSD/CDS-PP), Edgar Silva (CDU, coligação que integra o PCP e o PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Tiago Camacho (Livre), Américo Silva Dias (PPM) e Duarte Gouveia (Iniciativa Liberal).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação Confiança (PS, BE, MPT, PDR e Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.