O ex-presidente socialista da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, associou-se esta sexta-feira à campanha do seu antigo vereador Luís Nobre, candidato do partido às eleições do dia 26, para manifestar “publicamente” o seu apoio “inquestionável”.

Há anos retirado da política, o médico aposentado, de 76 anos, Defensor Moura juntou-se à equipa do PS que concorre à Câmara da capital do Alto Minho no jardim público onde teve início uma ação de campanha dedicada ao comércio tradicional.

Em declarações aos jornalistas, depois de um abraço demorado com o seu antigo vereador, Defensor Moura expressou o seu apoio “inquestionável” a Luís Nobre.

“É um apoio que começou há 20 anos quando o convidei para fazer parte de uma das minhas listas à câmara e depois foi vereador. Não tenho dúvidas das qualidades do Luís Nobre para exercer um cargo público e ser presidente da Câmara”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na capital do Alto Minho o próximo ato eleitoral é marcado pela mudança de liderança do município, nas mãos do PS desde as autárquicas de 1993, quando Defensor Moura ganhou a autarquia ao PSD.

A conquista socialista perpetua-se até ao atual mandato, liderado por José Maria Costa, que não pode concorrer por ter feito três mandatos consecutivos.

Nas eleições do dia 26, Luís Nobre vai tentar continuar o ciclo de governação socialista, e Defensor Moura decidiu fazer uma pausa na vida fora da política para pôr fim “a boatos” de que “apoiaria outras candidaturas”.

“Fiz questão de vir hoje [esta sexta-feira] aqui, apesar de estar absolutamente retirado da política, para manifestar o meu apoio público ao Luís Nobre. Já o tinha feito particularmente, porque quero que ele ganhe e quero que ele continue a desenvolver um programa que começámos a desenvolver há 28 anos”, sustentou.

O candidato do PS manifestou uma “enorme satisfação” pelo apoio de uma “referência” do partido e disse ser necessário “ter inteligência para aprender com quem dá oportunidades e transmite ensinamentos”.

“A vida é feita de referências, vamos crescendo e aprendendo. (…) A oposição tem dado nota de que os vianenses estão saturados. Nós não temos de mudar”, disse.

Para Luís Nobre, “ciclo após ciclo, os vianenses sentiram-se tranquilos e decidiram pelo projeto e pelas lideranças certas”.

“Acredito que no dia 26 vamos ter uma grande vitória”, disse, justificando a convicção “com uma governação socialista pautada por estratégia, planeamento, e um projeto de cidade que é preciso concluir”.

“Não tenho dúvidas que, neste mandato, vamos concluir. Aí sim, os vianenses vão poder fazer avaliação final de uma estratégia que começou há 28 anos”, referiu.

Durante a ação de campanha no centro histórico da cidade, junto do comércio tradicional, Luís Nobre propôs a criação de “uma bolsa com 40 novas lojas e 10 lojas âncora, para a instalação de comércio com rendas a custos controlados e um apoio municipal para a sua dinamização e recuperação da pandemia de covid-19 de mais de meio milhão de euros”.

Além de Luís Nobre pelo PS, concorrem às eleições do dia 26 Eduardo Teixeira pela coligação PSD/CDS-PP, Cláudia Marinho pela CDU, Jorge Teixeira pelo Bloco de Esquerda, Rui Martins pela Aliança, Paula Veiga pelo Nós, Cidadãos!, Maurício Antunes da Silva pelo IL e Cristina Miranda pelo Chega.