O candidato do Chega à presidência da Câmara Municipal da Amadora, José Dias, quer criar um gabinete policial em cada uma das seis Juntas de Freguesia do concelho e reforçar o sistema de videovigilância para combater a criminalidade.

“Na segurança, a Amadora tem sido muito marginalizada. É um dos [concelhos] que têm mais crime. Nos contactos que temos com a população falam-nos do crime e do medo de sair à noite”, afirmou à agência Lusa José Dias, durante uma visita à localidade da Brandoa, na freguesia da Encosta do Sol (Brandoa e Alfornelos).

Pelas 10h30, no âmbito da campanha eleitoral, uma pequena comitiva do Chega visitou o mercado da Brandoa, onde contactou com comerciantes e entregou flyers com promessas de mudança, e seguiu de tuk-tuk para a esquadra da PSP.

Aqui, foi recebido pelo comandante Helder Soares, que traçou um pequeno retrato da situação criminal do concelho.

Entre os principais crimes verificados estão o furto de viaturas, os conflitos na via pública e a violência doméstica.

“Queremos prestar o nosso apoio e dizer que se ganharmos queremos aumentar o efetivo da Polícia Municipal e melhorar as vossas condições”, afirmou o cabeça de lista do Chega.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste processo de reestruturação, José Dias pretende implementar um gabinete policial em cada uma das seis Juntas de Freguesia do concelho, aumentar o sistema de videovigilância e o número de guardas noturnos.

“O gabinete vai funcionar durante o dia e vamos ter agentes da Polícia Municipal a receber as denúncias das pessoas”, explicou.

O candidato do Chega pretende também melhorar a iluminação pública e criar um julgado de paz.

Além de José Dias, concorrem à presidência da Câmara Municipal da Amadora a atual presidente, Carla Tavares (PS), Suzana Garcia (PSD/CDS-PP/Aliança/MPT/PDR), António Borges (CDU), Deolinda Martin (BE), Carlos Macedo (PAN), Gil Garcia (MAS), Henrique Tigo (PPM/RIR) e Nuno Ataíde (IL).

O atual executivo é formado por sete eleitos do PS, dois da coligação Amadora Mais (PSD/CDS-PP), um da CDU (PCP/PEV) e um do BE.

As eleições para os cidadãos escolherem a configuração de executivos municipais, assembleias locais e juntas de freguesia estão marcadas para o dia 26 de setembro.

Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).