O cabeça de lista do PAN à Câmara de Coimbra, Filipe Reis, quer parques de matilhas para revolver o problema dos animais assilvestrados na cidade.

“Um animal assilvestrado, no caso cães, é um animal, em que a mãe foi abandonada ou perdida, mas depois teve crias. Engravidou, pariu e os filhos já nasceram sem qualquer contacto com os humanos. Ou são apanhados até aos dois, três meses, ou depois é quase impossível, porque simplesmente não têm confiança nas pessoas”, começou por explicar o candidato.

No seu programa eleitoral, propõe resolver este problema criando parques de matilhas para a relocalização e controlo de cães assilvestrados com vista à sua proteção e à dos munícipes.

“Os parques de matilhas são uma coisa mais simples e mais barata, que é basicamente um cercado. É um cercado com alguma dimensão, portanto, a única despesa é a rede e um telheiro”, disse o candidato à agência Lusa.

Estes animais “precisam de um abrigo, o mais amplo possível. No fundo é colocá-los a viver em semiliberdade”, sublinhou.

“Eles estão habituados a andar pela cidade toda, mas há aqui um compromisso. Não é seguro nem para eles, nem para os carros, nem para as pessoas, portanto, é uma solução humanista”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Filipe Reis apontou que este também é um problema para quem gosta de animais, “porque vê animais desprotegidos que é difícil ajudar” e para quem não gosta de animais “que não gostam de se cruzar ou porque têm medo”.

O plano de bem-estar animal prevê uma “colaboração com as associações”.

“As próprias associações, os próprios cuidadores, que hoje [esta sexta-feira] cuidam deles na rua, naturalmente que ajudarão o município depois a tratar”, referiu o candidato do Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

“É muito mais simples ir ao parque das matilhas ajudar a cuidar deles, e é mais fácil ganhar a confiança, porque vão os vendo, do que andar aí pela cidade“, sublinhou.

Outra das propostas passa por realizar campanhas de esterilização permanentes de animais de companhia, incluindo os animais errantes ou abandonados do concelho, bem como os que se encontrem à guarda ou sob a responsabilidade das associações zoófilas.

A resolução da problemática do aumento de colónias de gatos silvestres e assilvestrados passa por dar resposta através dos programas CED (Capturar – Esterilizar — Devolver).

O candidato propõe ainda um trabalho com os estabelecimentos de ensino, com palestras de sensibilização.

Nas eleições marcadas para dia 26 concorrem à Câmara Municipal de Coimbra Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra — PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (PDR/MPT), Francisco Queirós (CDU) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).