Os táxis da capital da Tailândia foram obrigados a parar devido à pandemia, mas os motoristas arranjaram uma ideia original para conseguir continuar a alimentar as suas famílias – construir hortas em cima dos seus carros.

Pequenas hortas foram montadas em cima dos carros com sacos do lixo estendidos sobre armações de bambu. Nesta base, as pessoas cultivam pepino, tomate e vagens.

Esta alternativa não substitui de todo o salário, no entanto possibilita que os trabalhadores consigam algum dinheiro extra e alimentar as suas famílias. O objetivo principal é chamar atenção para situação precária dos motoristas tailandeses, gravemente atingidos pelas medidas de contenção contra a Covid-19.

Os trabalhadores em questão fazem parte das cooperativas Ratchapruk e Bovorn Taxi, que têm apenas 500 veículos a circular pela capital. Número justificado pela fraca procura por parte de clientes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em declarações à Associated Press, o executivo Thapakorn Assawalertkul, de 54 anos, afirma que milhares de carros já foram devolvidos e cerca de 2 mil encontram-se parados em diversos locais da cidade.

Thapakorn salienta que ainda não existiu qualquer apoio do Estado e as empresas estão a tentar pagar todos os seus empréstimos, “em breve teremos problemas reais”.

A nova vaga de Covid-19 na Tailândia, de acordo com o governo, é a onda mais letal até agora, sendo responsável por 97% das mortes.