A Administração do Porto de Aveiro (APA) anunciou esta sexta-feira que adjudicou a construção de uma nova zona de apoio logístico, por 2,3 milhões de euros, com um prazo de execução até abril de 2022.

A obra, inserida no projeto estratégico de infraestruturação da Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro (ZALI), “contempla uma área de 5,8 hectares e visa dar resposta ao aumento da procura do Porto de Aveiro de fluxos de mercadorias”, justifica a administração portuária.

Tratando-se de mercadorias em trânsito, “precisam de zonas de acolhimento fora dos terminais portuários para a realização de serviços de valor acrescentado que não podem ser realizados nas respetivas fábricas de origem ou destino”, explica a administração portuária em nota de imprensa.

A APA dá como exemplos cargas de projeto, em particular componentes de energia eólica, carga contentorizada e carga rolante (ro ro) inerente a serviços regulares.

O Porto de Aveiro pretende reforçar, deste modo, a sua estratégia de industrialização, tendo em vista aumentar a captação de novos investimentos privados e as exportações”, salienta a mesma fonte.

De acordo com a informação divulgada, o investimento da construção da infraestrutura é financiado em 42,68% pelo Fundo de Coesão, ao abrigo do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR