O cabeça de lista do PS à Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, garantiu esta sexta-feira o reforço da política de proximidade às freguesias no próximo mandato, destacando as vantagens da descentralização de competências.

“Sem dúvida. Este é o nosso grande objetivo [reforço da política de proximidade]. A nossa estratégia de desenvolvimento assenta muito nas juntas de freguesia”, afirmou Gonçalo Lopes.

O atual presidente da Câmara de Leiria falava esta sexta-feira à agência Lusa em Amor, onde dedica a tarde em contactos no comércio local.

Gonçalo Lopes realçou que o município tem “uma aposta muito grande na descentralização de competências nas freguesias”.

“Nos últimos 10 anos transferimos para as freguesias 38 milhões de euros. No último ano, transferimos sete milhões, foi o ano em que transferimos mais verbas”, elencou o candidato, garantindo que o objetivo passa por “continuar a incrementar esse tipo de investimento”, pois é “eficaz, resolve os problemas com uma rapidez muito grande e, sobretudo, com uma grande economia também dos dinheiros púbicos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O candidato, que é presidente da concelhia socialista de Leiria, salientou o papel dos presidentes de junta que acabam por estar envolvidos “no planeamento, no acompanhamento, na fiscalização dessas próprias obras e intervenções”.

“A política de proximidade do município de Leiria conta com os nossos candidatos às juntas de freguesia para conseguirmos chegar mais rapidamente à resolução do problema das populações”, declarou.

Gonçalo Lopes adiantou que o objetivo das visitas ao comércio local em freguesias não urbanas visa “perceber qual a expectativa das pessoas relativamente a este período pós-pandemia [de Covid-19] e a maneira como estão a prever a sua recuperação”.

Do proprietário e cozinheiro de um restaurante, Cristóvão Gaspar, o candidato ouviu as dificuldades decorrentes da pandemia.

“A pancada foi muito forte. Tive apoios, mas não teve nada a ver com aquilo que perdemos”, declarou o empresário que, quando o restaurante esteve fechado, teve nos transportes um emprego, como já tinha sucedido quando a ‘troika’ entrou no país.

Ao cozinheiro, empresário e camionista — esta última uma alternativa em tempos de crise para Cristóvão Gaspar —, o cabeça de lista deixou palavras de ânimo, como “temos de vencer”.

À Lusa, Gonçalo Lopes lembrou os pacotes de auxílio da Câmara de Leiria no âmbito da pandemia, prometendo “estar sempre muito atento àquilo que é o desenvolvimento da economia do período pós-pandémico”.

Esta sexta-feira, a campanha socialista tem ainda agendada a apresentação da lista candidata à Assembleia Municipal de Leiria, liderada por António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

São também candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas no dia 26 Álvaro Madureira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP/MPT), Sérgio Silva (CDU), Luís Miguel Silva (BE), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal), Filipe Honório (Livre) e Pedro Machado (PAN).