O cabeça de lista da CDU nas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal, André Martins, afirmou-se este sábado confiante de que a coligação PCP/PEV irá manter a maioria absoluta, apesar da saída da atual presidente, Maria das Dores Meira.

“Pelo contacto diário com centenas e centenas de pessoas e organizações, tenho uma grande confiança de que esta equipa vai continuar a ter uma maioria absoluta”, disse André Martins durante uma arruada nos bairros da Camarinha e do Montebelo.

Militante do PEV, André Martins assume o desafio de continuar o trabalho de duas décadas sob a liderança de Maria das Dores Meira — impedida de se recandidatar por já ter cumprido o limite de três mandatos consecutivos permitidos por lei — e acredita que a CDU vai continuar a liderar o município sadino, apesar de os partidos da oposição, PS e PSD, quererem aproveitar o que consideram ser “um fim de ciclo” na Câmara de Setúbal.

“Quando terminam os mandatos são sempre oportunidades para todos os partidos. E é por isso que existem eleições. Nós temos o nosso trabalho, um trabalho de continuidade, como todos sabem. Eu há 20 anos que estou na Câmara de Setúbal, nos últimos quatro anos como presidente da Assembleia Municipal, mas acompanho no dia a dia a atividade da Câmara”, lembra o candidato da CDU.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“E muitos dos projetos que estão ainda hoje [este sábado] em desenvolvimento foram planeados, programados, em tempo anterior, quando eu era vereador do Urbanismo. Estive à frente do urbanismo durante 10 anos. Tem sido um trabalho de conjunto que nós queremos continuar”, acrescentou.

Durante a arruada na Camarinha, André Martins foi confrontado por uma mulher com o problema da degradação dos bairros sociais, que o cabeça de lista da CDU em Setúbal disse ser uma das prioridades do próximo mandato autárquico.”É uma das prioridades e, como já é público, a Câmara Municipal tem acordos estabelecidos com o IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), no sentido de podermos resolver a situação da habitação em Setúbal. Uma boa parte das habitações dos bairros municipais já foi vendida aos antigos rendeiros. E o compromisso inicial que houve [com o IHRU] foi de que todos os bairros municipais iriam ser requalificados, designadamente a habitação que é ainda propriedade da Câmara”, disse o candidato da CDU à presidência do município sadino.

“Numa fase posterior, e tendo em conta o PRR (Programa de Recuperação e Resiliência), fomos informados pelo IHRU de que os 13 bairros municipais de Setúbal iriam ser requalificados”, sublinhou André Martins, acrescentando que a Câmara Municipal também irá construir habitação a custos controlados e com renda apoiada, e que o IHRU promete construir habitação com renda acessível para a classe média, nos terrenos que tem na capital do distrito.

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro André Martins terá como adversários Fernando José (PS), Fernando Negrão (PSD), Pedro Conceição (CDS-PP), Fernando Pinho (BE), Paula Esteves da Costa(PAN), Carlos Cardoso (IL), Luís Maurício (Chega), Carina de Deus (RIR/PDR) e Fidélio Guerreiro (Nós, Cidadãos!/PPM).

A CDU governa a Câmara de Setúbal com maioria absoluta, com um total de sete eleitos, liderados por Maria das Dores Meira, que está prestes a terminar o terceiro e último mandato em Setúbal, e que este ano é cabeça de lista da CDU em Almada.

O PS é atualmente a segunda força política do concelho, com três vereadores, e o PSD tem um.